Especialista do GGPEN obtém 20 valores em doutoramento em física e astronomia na Rússia

O especialista do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), pertencente ao Departamento de Apoio ao Director Geral, Dr. Lumonansoni Eduardo André, concluiu o primeiro Doutoramento em Física, e prepara-se para defender o segundo Doutoramento em Astronomia, ministrado pela Universidade Estatal de Tvier, Faculdade Técnica de Física, no Departamento de Física Aplicada, Federação da Rússia.

A formação teve duração de quatro anos, com início a 01 de Setembro de 2019, e término a 31 de Agosto de 2023. O tema da tese foi “Modelagem matemática do movimento orbital de um corpo celeste e propriedades da matéria condensada perto de objectos de gravitação super massiva”.

“Com muita dedicação e entrega, pensando sempre na vontade de contribuir para a evolução do país neste sector, consegui ter, com excelência, a nota máxima de 20 valores”, disse, o Dr. André.

Com a defesa da tese recebeu também o título académico de Investigador Professor. Este é um Doutoramento Duplo em Física e Astronomia, na especialidade de mecânica orbital.

“Agora, o objectivo é voltar ao país e ajudar o Gabinete nesta área, de modo a alcançar os objectivos preconizados para o benefício do Programa Espacial Nacional (PEN)”, referiu.

“O que me inspira desde miúdo é a minha paixão pelo espaço e pelas estrelas, sempre acreditei que a partir do espaço podemos construir um futuro melhor para todos os angolanos e, quiçá, para o mundo. Então, para isto, eu queria entender o coração das galáxias (buracos negros), como se formam, como funcionam e qual é o verdadeiro papel deles na formação das galáxias e que impacto directo têm nas nossas vidas. Sempre acreditei que o modelo actual que explica a matéria contida numa galáxia (matéria visível ou observável), não levando muito em conta a matéria e a energia escura ao redor da matéria visível, leva-nos a cometer erros astrofísicos grosseiros, daí a necessidade de corrigir ou aperfeiçoar com uma nova visão e novos métodos de observação e análise”, concluiu, o recém doutor.

O GGPEN conta, actualmente, com 69 especialistas, onde seis têm o grau de doutoramento, no âmbito do programa de formação de quadros do Programa Espacial Nacional, sob liderança do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).