Educação Espacial: alunos do Complexo Escolar Albert Einstein aprendem sobre satélites utilizando Cansat

No passado dia 22 de Abril ocorreu, nas instalações do Complexo Escolar Albert Einstein, em Luanda, uma actividade alusiva a mais um aniversário daquela instituição de ensino. Para a ocasião, estiveram reunidos estudantes, corpo directivo, pais e encarregados de educação, bem como o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), que esteve representado pelo responsável para Educação Espacial, Dr. Gilberto Gomes, e três Embaixadores para Educação Espacial. Houve uma feira de ciências com exposição de diversos experimentos científicos, incluindo a exposição de Cansat.

Um Cansat é a representação em miniatura de um satélite, com volume e forma de uma lata de refrigerante de 300ml, para as escolas ele tem grande relevância, pois permite que os estudantes de todos os níveis possam ter um contacto directo com um satélite – experimento mais próximo de ter um satélite nas mãos.

Foram realizados testes de telemetria com os Cansats, esclarecimento às dúvidas mais comuns sobre os Angosat – 1 e 2 e outras inerentes ao Projecto Espacial Nacional. Aqueles que se dirigiam à bancada para ver as suas dúvidas esclarecidas saíram com sorrisos e a sensação de conhecerem um pouco mais sobre os satélites e sobre os projectos do GGPEN.

A bancada do GGPEN foi visitada por todos os presentes na actividade e pelo corpo docente da instituição. A Directora Geral do Complexo Escolar Albert Einstein convidou o GGPEN a realizar mais actividades de Educação Espacial naquela instituição.