SADC: GGPEN participa de workshop sobre construção de planos de telecomunicações de emergência
Em causa está a necessidade dos serviços das TICs na região da SADC serem confiáveis e disponíveis, quando necessário, incluindo a rápida implantação de serviços temporários em áreas prioritárias após um desastre.
O GGPEN participou do workshop sobre análise situacional do Plano Nacional de Telecomunicações dos Estados Membros da SADC que teve como objectivo validar o relatório da análise situacional do plano de cada país em caso de emergência, bem como capacitar os Estados Membros a desenvolverem os seus planos nacionais de telecomunicações.
Para tal, várias entidades como consultores da ITU, GSMA, GSO, SABA, ETC, Huawei, SATA, apresentaram matérias pertinentes relacionadas com telecomunicações de emergência.
A Região da SADC tem sido uma das mais propensas a desastres em África. Após o tsunami no Oceano Índico, em 2014, ciclones Idai e Kenneth, em 2019, e, recentemente, em Fevereiro e Março de 2023, o ciclone Freddy, em Moçambique e Malawi, muitos perderam as suas vidas e entes queridos, milhões foram deslocados e houve quantidade sem precedentes de danos, como perda de colheitas, destruição de propriedades e infra-estruturas essenciais.
Quando tais desastres ocorrem, muitas vezes os sistemas locais de telecomunicações/TIC são interrompidos e as comunicações podem estar indisponíveis durante a emergência. Isso exige uma necessidade urgente de se estabelecer links de telecomunicações eficazes para resposta e coordenação a desastres, especialmente para agências críticas de segurança pública, como bombeiros, polícia, ambulância, guarda costeira, alfândega e patrulha de fronteira, força de defesa, etc, para permitir que entre eles haja comunicação.
Os serviços das TICs devem ser confiáveis e disponíveis quando necessário, incluindo a rápida implantação de serviços temporários em áreas prioritárias após um desastre. As telecomunicações/TICs desempenham um papel crítico na detecção de desastres, mitigação (prevenção), preparação e resposta. As garantias de uso livre de equipamentos e serviços de telecomunicações/TIC são essenciais em caso de desastres. Por isso, a implementação do modelo NETP é necessária para a realização bem-sucedida de tais comunicações, orientaram os palestrantes durante o workshop.
No evento, Angola, sendo o actual Vice-Presidente da SADC, apresentou o discurso de Votos de Agradecimento.