ESA disponibiliza bolsas de pesquisa para investigadores africanos
A ESA (Agência Espacial Europeia) oferece bolsas de um ano a quatro investigadores africanos para trabalharem nas instalações da ESA-ESRIN, em Frascati (Roma – Itália), em colaboração com cientistas da ESA. O prazo para envio de propostas vai até 31 de Março de 2023.
Os candidatos devem apresentar uma proposta de P&D de um ano que contribua para a gestão de recursos hídricos ou questões de segurança alimentar.
As propostas focadas nas necessidades dos pequenos agricultores (por exemplo, agricultura, uso agrícola da água, agricultura regenerativa, produtividade da água, sistemas de irrigação, gestão de nutrientes, infestações, dentre outros) e as pescas (por exemplo, aquicultura, adequação do habitat, florações, implicações das alterações climáticas) são especialmente bem-vindas.
A actividade será coordenada e alinhada com a Iniciativa de P&D da EO AFRICA, que oferece oportunidades de treinamento e ferramentas científicas para os bolsistas de pesquisa africanos seleccionados.
A Academia Espacial EO AFRICA e seu Campus Digital darão acesso a uma ampla gama de experiências e conhecimentos a serem compartilhados com os bolsistas de pesquisa. Considerando que o EO AFRICA Innovation Lab permitirá que os pesquisadores africanos colaborem directamente com cientistas europeus e implementem as suas ideias de pesquisa.
Programa
O programa African Research Fellowship (ARF), realizado em conjunto pela ESA com a Comissão da União Africana, visa capacitar pesquisadores africanos (PhD ou mestrado com vasta experiência em pesquisa) para realizar actividades de P&D de Observação da Terra relevantes para a Iniciativa EO AFRICA – Quadro Africano para Pesquisa, Inovação, Comunidades e Aplicações Construindo uma parceria Africano-Europeia de P&D.
Os bolsistas africanos de pesquisa devem maximizar o uso de dados de Observação da Terra em sinergia com abordagens de modelagem in-situ e de ponta, em um ambiente de nuvem, para responder aos desafios que o continente africano enfrenta em relação a gestão de recursos hídricos e segurança alimentar.
Objectivos da bolsa de pesquisa
Desenvolver actividades de I&D realizadas por jovens investigadores africanos com foco nos principais desafios africanos e lacunas de conhecimento, que podem apoiar África e as agendas ambientais e de desenvolvimento globais.
Explorar as capacidades de TIC que ajudam a maximizar o uso dos dados de Observação da Terra disponíveis no continente e promover uma abordagem de ciência aberta onde o compartilhamento de dados, resultados e conhecimento está no centro da cadeia de valor.