Direcção do GGPEN reúne com Embaixadores para Educação Espacial
Para dar continuidade ao trabalho de promoção da educação espacial em todo o país, a direcção do GGPEN manteve uma reunião, na noite desta quarta-feira, 04, com os doze Embaixadores para Educação Espacial.
Durante o encontro, os jovens embaixadores das províncias de Luanda, Huambo e Benguela, em sua grande parte seleccionados a partir de intervenções na página do GGPEN, apresentaram as suas expectativas e sugestões para o Programa de Actividades 2023, que, dentre outras acções, inclui a continuidade das formações do grupo e a realização de palestras e formações nas outras províncias do país.
De recordar que no ano de 2022, o GGPEN realizou um leque de actividades de capacitação e disseminação do conhecimento na área espacial, sobretudo com a realização da Semana Mundial do Espaço, a selecção, formação e acompanhamento dos Embaixadores, que estiveram directamente envolvidos nas acções de informar e formar a sociedade através das mídias sociais e programas de treinamento presencial, motivados pela intensa onda de curiosidade sobre o Espaço Cósmico, marcado pelo lançamento e colocação em órbita do satélite ANGOSAT-2.
Selecção
Após a notável interacção de jovens amantes e entusiastas do Espaço na Semana Mundial do Espaço e nas páginas oficiais do GGPEN, a direcção do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional seleccionou e reuniu a 18 de Outubro, com os seleccionados para Embaixadores do GGPEN para Educação Espacial, que estão a auxiliar na disseminação do conhecimento em tecnologia e engenharia espacial em todo país.
A 28 de Outubro de 2022 deu-se início o primeiro ciclo de formação e capacitação dos Embaixadores, por meio da transferência de conhecimento por parte de especialistas do GGPEN, um processo formativo no âmbito da disseminação da ciência, tecnologia e indústria espacial em Angola, em alinhamento com o Eixo-2 da Estratégia Espacial Nacional (Capacitação e Formação).
Para a melhor captação das oportunidades de formação e capacitação na área espacial, quatro dos Embaixadores para Educação Espacial iniciaram a formação online de capacitação na língua inglesa com a empresa angolana PROFOCEL.
Alguns dias após o lançamento com sucesso a 12 de Outubro do satélite ANOGOSAT-2, os embaixadores iniciaram um ciclo de interacções nas redes sociais de combate às Fake News e ondas de desinformação sobre o estado do satélite angolano, prestando esclarecimentos e direccionando os internautas as fontes credíveis de informação como o site oficial do GGPEN.
No início de Dezembro de 2022, durante a apresentação das valências e benefícios do Programa Espacial Nacional, os embaixadores têm o seu primeiro contacto com o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Eng. Mário Augusto de Oliveira, que os parabenizou pela dedicação e entrega, encorajando-os também na busca contínua por mais conhecimento na área espacial.
Dada a qualidade da formação recebida no GGPEN, duas embaixadoras sentiram-se inspiradas a escreverem o seu primeiro ensaio na área espacial e inscreverem-se no concurso de redação sobre a utilização da tecnologia espacial para combate à escassez da água, organizado pelo Gabinete das Nações Unidas para os Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, da sigla em inglês), em colaboração com o Space Generation Advisory Council (SGAC) – Conselho Consultivo da Geração Espacial, lançou a edição de 2022 do Space4Youth Essay Competition!, que no ano transacto destacou a escassez de água como um grande desafio global.
Ainda em Dezembro de 2022, os embaixadores do GGPEN participaram de uma formação de preparação para testes da capacidade do ANGOSAT-2. Os embaixadores do GGPEN para a Educação Espacial receberam formação em Montagem, Instalação e Comissionamento de VSAT, da INFRASAT, no âmbito da expansão a nível nacional, das acções de disseminação da ciência e tecnologia espacial.
A última actividade do GGPEN com os embaixadores para a Educação Espacial no ano transacto, decorreu entre os dias 28 de Novembro e 02 de Dezembro de 2022, nas instalações do Departamento de Electrónica e Telecomunicações da FEUAN e no Laboratório de RF do Centro de Transmissão de Satélite (CTS) da INFRASAT, SA (Funda).
A formação em Fundamentos de Radiofrequência, Instalação e Manutenção de Antenas VSAT, ministrada pelo especialista do GGPEN, Eng. Aldair Gonçalves, e coadjuvado pelos embaixadores da Educação Espacial Sara Queirós, Bráulio Carvalho e Laurindo Canzau, teve no total 25 horas de treinamento teórico-prático em Comunicação via Satélite.
Actualmente, 12 jovens que incluem desde finalistas do Ensino Médio, a engenheiros, actuam como Embaixadores para a Educação Espacial.