PMI Angola: especialistas do GGPEN concluem formação sobre gestão de projectos

Gerir projectos envolve utilizar um conjunto de práticas de inicialização, planeamento, execução, monitoramento e encerramento dos projectos de uma determinada organização. Caso esse processo não seja realizado de forma correcta, todos os investimentos podem ser perdidos ou não apresentarem o retorno esperado.

Tendo isso em consideração, dezasseis especialistas do GGPEN, chefes de Departamento, responsáveis de área, bem como técnicos ligados à gestão de projectos participaram, de 28 de Novembro a 22 de Dezembro de 2022, do curso preparatório BootCamp CAPM organizado pelo PMI Chapter Angola.

Num total de 39 horas, no formato virtual, a formação visou preparar os responsáveis e gestores de projectos do GGPEN para uma certificação de reconhecimento internacional para profissionais que estão na fase inicial de uma carreira em gestão de projectos.

A certificação CAPM significa que o indivíduo possui conhecimento dos princípios e terminologia do Guia Prático em Gestão de Projectos PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge), standard reconhecido como boas práticas na gestão de projectos.

Os responsáveis e técnicos estiveram engajados no aprendizado e na busca de conhecimento que lhes permitirá alinhar o seu trabalho com o dos gestores de projecto profissionais, obtendo desta forma o reconhecimento de possuir um elevado nível de credibilidade por parte do PMI, Gestores de Projectos, entidade patronal, colegas e clientes.

“A formação recém-terminada foi sem sombras de dúvidas uma aposta muito assertiva da direccção do GGPEN no que diz respeito a capacitação dos responsáveis e técnicos de gestão de projecto, uma vez que constitui a pedra basilar para o alinhamento dos processos internos de gestão com as boas práticas internacionalmente aceites como garantia de crescimento para pessoas e organizações, tendo em conta o novo paradigma mundial de constantes mudanças e incertezas onde os métodos tradicionais de gestão já não se adequam, requerendo cada vez mais dos Gestores e Stakeholders a adoção de metodologias adaptáveis aos diferentes projectos”, destacaram os participantes.