Mais um engenheiro angolano recebe título de Mestre em Serviços e Aplicações Espaciais

O engenheiro João Júnior, quadro do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), recebeu nesta quinta-feira, 24, avaliação “Muito Bom” na sua tese apresentada para conclusão do Mestrado em Serviços e Aplicações Espaciais, no ISAE-SUPAERO, em Toulouse, França.

O tema da dissertação de mestrado foi “Avaliação Espacial da Evapotranspiração a partir de Imagens de Satélite considerando os efeitos topográficos”. Este tema foi desenvolvido no âmbito da preparação do projecto TRISHNA, um satélite de média resolução (57 m) e tempo de revisão elevado (três dias), desenvolvido em colaboração entre as Agências Espaciais Indiana (ISRO) e Francesa (CNES).

Este mestrado é uma das graduações mais populares e reconhecidas internacionalmente. É amplamente definida como um conjunto de processos que são utilizados para criar produtos ou serviços. O recém-formado vai agora integrar a equipa do DDAE do GGPEN para darem continuidade aos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos pelo departamento.

A mesa de júri foi constituída pelo Phd Raphael Garcia responsável pelo Programa de Mestrado em Aplicações e Serviços Espaciais, no ISAE SUPAERO, Phd Laurent Ferro Famil, do Departamento de Sinais Electrónicos Optrónicos, e o orientador Phd Laurent Prevot, do Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Ambiente (INRAE), onde decorreu o estágio.

Fruto de uma parceria entre o Estado, por intermédio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), com a empresa francesa Airbus, o GGPEN, juntamente com a maior empresa aeroespacial e de Defesa na Europa, desenhou um programa espacial junto do ISAE-SUPAERO, que já formou, até o momento, 08 mestres angolanos em Aplicações e Projectos Espaciais, quadros do Programa Espacial Nacional – número este que irá subir para 11, com a formação dos três engenheiros angolanos que encontram-se em Toulouse.

Leia também: Angola ganha mais dois mestres em Gestão de Projectos Espaciais