Monitoramento de campos agrícolas

Quantos hectares de um determinado produto, os nossos agricultores realmente cultivam? Como estimar a área de plantio anual por cultura? Como o agricultor saberá sobre a saúde da vegetação por mais de 10 hectares, como monitorar o grau de humidade ao longo dos campos agrícolas, e até mesmo evidenciar um determinado stress hídrico?

Todas estas questões são respondidas pelo serviço Tech-Agro, desenvolvido pelo GGPEN, que fornece informações credíveis dos parâmetros agrícolas listados acima para tomada de decisões mais assertivas. Esta tecnologia na agricultura coaduna com o programa do governo 2022 – 2027 e a agenda 2020 – 2030 das Nações Unidas.

Esta solução garante o monitoramento do estado da vegetação, estimar a área cultivada, detectar anomalias nos campos agrícolas, com base em índices como o (NDVI) Índice De Vegetação De Diferença Normalizada e outros. O NDVI em particular varia entre -1 e +1 sendo que esses valores são geralmente interpretados da seguinte forma: -1 a 0 sem vegetação, 0 a 0.33 planta não saudável, 0.33 a 0.66 planta moderadamente saudável, 0.66 a 1 vegetação saudável.

A interface web é bastante flexível e de fácil interação, podendo ser optimizado de acordo a necessidade do usuário. O Tech-Agro disponibiliza relatórios dos campos agrícolas analisados, imagens de satélite, para facilitar a tomada de decisão de todos os actores envolvidos: cooperativas, agricultura familiar, agricultores independentes, fazendeiros e até mesmo o governo, empresas seguradoras e a banca. 

DDAE – Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais.

Luciano Lupédia

Elcano Gaspar

DEM – Departamento de Estudos e Mercados

Gilson dos Santos

Hugo do Nascimento