O USO DOS SATÉLITES NO NOSSO QUOTIDIANO

Os satélites são importantes para os países em desenvolvimento porque auxiliam no avanço de sectores relevantes para a economia, ao garantirem que actividades complexas que envolvam, como exemplo, operações bancárias, redes corporativas de grandes empresas, provedores de Internet, projectos militares, segurança pública e sistemas de pagamento no retalho ocorram com a rapidez e segurança necessárias. 

Não apenas como essenciais para operações complexas, no nosso quotidiano, muitas acções corriqueiras só são possíveis devido a utilização de tecnologia espacial como, assistir à um programa de televisão, acessar um e-mail, efectuar uma compra online, consultar a previsão do tempo ou descobrir o caminho mais rápido a seguir, por meio do GPS. 

Todos esses serviços de telecomunicações, utilizados diariamente, são oferecidos a partir de satélites. Mas essa tecnologia passa despercebida aos consumidores porque o envio constante de informações é feito em altíssima velocidade, o que torna impossível para os cidadãos perceberem que o sinal vem do espaço.

Actualmente, Angola possui 13 milhões de utilizadores da rede móvel e 5 milhões de usuários da Internet. A tendência, para os próximos anos, é que esse número aumente consideravelmente e, atender a esse crescimento, só será possível com o auxílio de satélites, que complementam as estruturas terrestres de telecomunicações para transmissão de dados, voz, imagens e de conhecimento para todos os angolanos.

Para além disso, o investimento em tecnologia espacial é um forte aliado para o desenvolvimento da Ciência, além de promover o interesse pela aprendizagem da Tecnologia, Engenharia e Matemática, formando quadros altamente qualificados, que serão fundamentais para actuarem nos centros de operações dos satélites.

Isto leva-nos a concluir que, para os países em desenvolvimento adentrarem plenamente na era digital, tornando-se sociedades modernas com serviços electrónicos cada vez mais próximos dos cidadãos, é fundamental que possuam os seus próprios satélites, pois os mesmos auxiliam a acelerar o crescimento e desenvolvimento económico, além de colocar o país em vantagem em relação aos demais países do continente.

Comentários