MINTTICS apoia envolvimento de meninas com as TIC

O Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, reafirmou, esta quinta-feira, 28, em Luanda, o apoio contínuo e promoção de acções para incentivo de jovens meninas as tecnologias de informação e comunicação. A maior parte dos 200 milhões de abusos sexuais a adolescentes, registados, anualmente, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorre no ambiente online, revelou, o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Mário Oliveira, que falava na abertura do seminário sobre “Acesso e Segurança”, disse que, por causa disso, o Executivo tem estado a apelar, cada vez mais, para a necessidade do uso correcto e responsável da Internet.

O secretário de Estado disse ser importante que os jovens tenham capacidade de poder distinguir e interpretar o quão útil é a utilização da Internet na vida pessoal e profissional e abster-se da partilha de informações pessoais e de outra natureza que ponham em causa a dignidade humana.

Mário Oliveira destacou a importância de mulheres e homens terem as mesmas opções de carreira, para o contributo no desenvolvimento do país e o empoderamento dos mesmos.

“Existe ainda uma mentalidade que distingue, entre ocupações tipicamente masculinas e femininas, criando um quadro predeterminado para as futuras carreiras de mulheres”, considerou.

Para o secretário de Estado, a jovem mulher deve ter a capacidade de poder distinguir e interpretar o quão útil a utilização da internet pode se tornar para sua vida pessoal e profissional.

Na ocasião, o director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges, referiu que o evento teve como objectivo a troca de ideias e experiências , bem como  incentivar as jovens meninas a apetência pelas tecnologias de informação e comunicação.

“Queremos continuar a incentivar as mulheres, em particular as jovens, com prémios variados, criação de projectos e outras acções, para o aumento do número de mulheres nas TICs, por forma a darem um contributo no desenvolvimento do sector”, realçou.

A margem do evento foi apresentado e lançado pela engenheira em computação, Leonela Afonso, o website “Meninastic.gov.ao”, para levar ao conhecimento de todos o impacto da inclusão das mulheres nas diversas áreas das TIC.

A engenheira explicou que com o website, as jovens mulheres vão interagir com mulheres influentes na área.

O GGPEN participou da MASTERCLASS: Liderança Feminina em TIC, na pessoa da Eng.ª Vangiliya Pereira – Directora Geral Adjunta para Área Técnica e Científica.

O encontro, que reuniu técnicos do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e estudantes, analisou temas como “A influência das redes sociais de Internet na vida das jovens mulheres” e “Liderança feminina em TIC”.