Arranca segunda fase do curso de Montagem, Operacionalização e Processamento de Dados de Drones

No âmbito do Curso de Montagem, Operacionalização e Processamento de Dados de Drones, a UNICEF em parceria com a Universidade de Ciência de Malawi e a Universidade de Tecnologia de Virgínia (EUA), completaram a primeira fase do curso de Drones e Dados (CDDT 1) que foi ministrado online, devido limitações impostas pela pandemia da Covid-19, no período de 28 de Setembro a 30 de Outubro do 2020.

O curso foi dividido em dois módulos: SIG e Drones, sendo que o módulo SIG teve a duração de três semanas, com uma carga horária de 8 horas por dia, dividido por aulas online, laboratórios e sessões de perguntas e respostas (Q&A Session). O módulo Drones teve o mesmo formato, com a duração de duas semanas, todavia, apenas conteúdos teóricos e teórico-práticos foram ministrados.

Com os conhecimentos obtidos, o GGPEN fez parte do Subgrupo Técnico de Cartografia e Tecnologias de apoio ao Grupo Técnico da Comissão Multissectorial, que teve como missão imagear (mapear) o Município de Mavinga (província do Cuando Cubango) usando Veículos Aéreos não Tripulados (UAV – Unmanned Arial Vehicle do inglês). Tendo como entregáveis Mapas Orthomosaico em 2D, bem como Modelo de levação digital, Mapas do estado da vegetação e modelos 3D. Esses dados servirão como base cartográfica para apoiar os trabalhos do Grupo Técnico da comissão, e ficarão no repositório de imagens do Ministério da Administração do Território.

2º Fase do curso

Tendo criado as condições para se prosseguir com o programa da Academia de Drones e Dados Africana, a mesma decidiu prosseguir com a segunda fase, que vai arrancar com o curso DDT 2 (Drone and Data Tecnology 2 – Tecnologia de Drones e Dados 2), agendado para o período de 07 de Fevereiro a 18 de Março do corrente ano.

O DDT Nível 2 que tem início previsto para 07 de Fevereiro de 2022, é um curso presencial de 6 semanas que se baseia na teoria abordada no CDDT Nível 1. Várias sessões de laboratório, por exemplo, sistemas de propulsão, integração de câmaras (carga útil) e rádios são cobertas. Os alunos construirão drones de asa fixa e quadcopter a partir do zero, solucionarão problemas e voarão com eles. Além disso, os alunos trabalharão em projectos de design que incluem campanhas e análises de colecta de dados.

Com essas certificações à nível internacional será possível ao GGPEN criar programas de certificação de Drone e Dados a nível Nacional para ensinar outros angolanos, bem como aplicar tal conhecimento nas tarefas já desempenhadas, que tem a ver com o sensoriamento remoto por satélite.