Angola participa da reunião da COPUOS

Nos dias 3 e 4 de Fevereiro, Angola participa da Reunião do Grupo de Trabalho da COPUOS, sobre a sustentabilidade do Espaço a longo prazo.

Nesta reunião estão a ser discutidos os termos de referência do grupo de trabalho, métodos e plano de trabalho.

O país está a ser representado no evento pelo GGPEN, na pessoa do seu Director Geral, Dr.º Zolana João, e os departamentos de Política Espacial e Jurídico do Gabinete.

Angola foi admitida na COPUOS aos 27 de Outubro de 2021. A entrada de Angola na COPUOS é fruto do reconhecimento internacional, no mais alto nível, do esforço que o Executivo tem feito para implementação da Estratégia Espacial Nacional. No âmbito dos objectivos e directrizes gerais estabelecidas pela Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, instrumento reitor das actividades espaciais em Angola, o Eixo 4 tem como objectivo a afirmação internacional do Estado Angolano no domínio espacial, sendo que o seu fim principal é garantir que a República de Angola assuma um papel relevante no contexto internacional em matéria espacial.

Saiba mais abaixo

O que é o COPUOS?

O COPUOS é o Comité das Nações Unidas para o uso pacífico do Espaço Exterior, um órgão subsidiário da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, fundado em 1959, logo após o lançamento do satélite Russo Suptnik.

O COPUOS mantém-se como o principal fórum internacional em matéria espacial, tendo 100 Estados membros (o que o torna um dos Comités com mais membros das Nações Unidas).

O COPUOS, para além de rever o alcance da cooperação internacional no uso pacífico do espaço exterior, promove o incentivo para continuidade da investigação e divulgação de informações sobre questões espaciais a estudar os problemas jurídicos decorrentes da exploração do espaço.

Quando realmente aconteceu a integração de Angola ao COPUOS?

Aos 27 de Outubro de 2021, durante a septuagésimasexta sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, sob o ponto 53 da Agenda, consta a decisão da República de Angola como Membro do Comité.

O que representa para Angola ter sido admitida no COPUOS?

A entrada de Angola na COPUOS é fruto do reconhecimento internacional, no mais alto nível, do esforço que o Executivo tem feito para implementação da Estratégia Espacial Nacional. No âmbito dos objectivos e directrizes gerais estabelecidas pela Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, instrumento reitor das actividades espaciais em Angola, o Eixo 4 tem como objectivo a afirmação internacional do Estado Angolano no domínio espacial, sendo que o seu fim principal é garantir que a República de Angola assuma um papel relevante no contexto internacional em matéria espacial.

Quais seriam esses esforços?

A Estratégia Espacial Nacional incluiu, dentre outros objectivos a serem alcançados, a formação de quadros para tornar a indústria espacial angolana competitiva. O país tem investido na formação de quadros na área espacial, nas melhores universidades do sector à nível internacional.

Na área de difusão da educação espacial, temos participado activamente da Semana Mundial do Espaço, uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana, declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro.

Nossas actividades visam promover o interesse pelo sector espacial e pelas disciplinas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Recentemente fomos ainda admitidos oficialmente como membro da Federação Astronáutica Internacional (IAF, sigla em inglês), o principal órgão mundial do espaço, com 407 membros, em 71 países, incluindo todas as principais agências espaciais, empresas, instituições de pesquisa, universidades, sociedades, associações, institutos e museus em todo o mundo.

Quais contributos trará para o país?

Como membro do COPUOS, Angola poderá contribuir para as discussões e decisões internacionais em matéria espacial, entrar em contacto com vários intervenientes internacionais no domínio espacial e reforçar a sua presença no contexto internacional. Adicionalmente, ao participar em grupos de trabalho do COPUOS, Angola contribuirá para a definição das políticas internacionais e assegurará que as mesmas respeitem as necessidades e interesses de Angola.

Um dos benefícios de um país se tornar Estado Membro de pleno directo do COPUOS é que o Estado receberá o convite formal para as sessões e podendo, de igual modo, contribuir nos trabalhos do Comité e seus órgãos subsidiários por meio de relatórios escritos. Em suma, participar plenamente nos trabalhos deste organismo intergovernamental e beneficiar das formações dos centros regionais do COPUOS, para educação em ciências e tecnologias espaciais (dos quais existem dois em África – Marrocos e Nigéria).