GGPEN admitido como membro da Federação Astronáutica Internacional

A IAF, sigla em inglês, é o principal órgão mundial de defesa do espaço.

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), foi oficialmente admitido como membro da Federação Astronáutica Internacional (IAF, sigla em inglês), na última Assembleia Geral da organização, realizada em Dubai, Emirados Árabes, durante o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC 2021).

“É uma honra para nós ter o GGPEN como parte de nossa grande comunidade. Esperamos que seja frutífero e que tenhamos colaborações duradouras entre as nossas organizações no futuro”, escreveu o Director Executivo da organização, Dr. Christian Feichtinger, na mensagem de boas vindas encaminhada à direcção do Gabinete.

A Federação Astronáutica Internacional é o principal órgão mundial de defesa do espaço, com 407 membros, em 71 países, incluindo todas as principais agências espaciais, empresas, instituições de pesquisa, universidades, sociedades, associações, institutos e museus em todo o mundo.

A IAF foi fundada em 1951, quando cientistas da área de pesquisa espacial se reuniram na tentativa de garantir um diálogo constante entre as nações espaciais, independentemente das turbulências políticas.

Em seus primeiros anos, a Federação e seus Congressos Astronáuticos Internacionais anuais – mais conhecidos como IAC – foram um dos poucos fóruns onde o Oriente e o Ocidente podiam se encontrar durante a Corrida Espacial.

A IAF viu seu número de membros crescer substancialmente após a integração de nações espaciais novas e emergentes em sua rede. Suas conquistas no apoio à cooperação internacional nas últimas sete décadas fazem com que a Federação continue a construir uma das maiores redes mundiais de especialistas espaciais e tomadores de decisão.

Clique aqui para ter acesso às informações sobre o GGPEN na página da IAF.