GGPEN

MINTTICS reconduz direcção do GGPEN

Num Despacho datado de 10 de Novembro de 2021, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, reconduziu a direcção do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional para continuidade da gestão deste órgão responsável pela execução da Estratégia Espacial Nacional.

Assim sendo, foram reconduzidos o Dr. Zolana Rui João para o cargo de Director Geral do GGPEN e a Engenheira Vangiliya Yotana Ribeiro Filipe Pereira, nomeada em comissão de serviço para exercer o cargo de Directora Adjunta para a Área Técnica e Científica do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional.

Criado em 2013, o GGPEN é a agência governamental responsável por zelar pela execução da Estratégia Espacial Nacional. Dentre as suas atribuições, destaca-se a promoção do uso pacífico do espaço, o estabelecimento de acordos de cooperação com instituições técnicas e científicas da indústria espacial e a capacitação e partilha de conhecimentos aos cidadãos nacionais.

Órgão afecto ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o GGPEN é responsável ainda pela coordenação e fomento das actividades espaciais do país a nível nacional e internacional. Também está responsável pelo acompanhamento da construção, lançamento e operação do satélite ANGOSAT-2.