Astronautas que passaram 6 meses na ISS aterrissam na costa da Flórida

A cápsula da empresa norte-americana SpaceX, na qual viajavam quatro astronautas, aterrou, no final da noite desta segunda-feira, 8, no Golfo do México, na costa da Flórida, segundo um vídeo divulgado pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. Um navio resgatou a espaçonave e a tripulação.

Após quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), quatro astronautas — dois americanos, um francês e um japonês — retornaram à Terra nesta segunda-feira, 8. Eles estavam a trabalhar na missão Crew-2, que realizou centenas de experimentos e melhorou os painéis solares do laboratório.

Os quatro viajaram na cápsula Dragon da SpaceX, batizada de “Endeavour”, que se separou da ISS às 20h05, no horário de Angola.

Entre as actividades dos astronautas durante os meses na ISS, estava a documentação da superfície da Terra para registar mudanças ocasionados pelo homem e por eventos naturais, o cultivo de pimentas e o estudo sobre algumas larvas para entender a saúde humana no espaço.

O retorno da equipa, no entanto, deveria ter ocorrido neste domingo, 7, mas precisou ser adiado devido às condições meteorológicas.

Nova descolagem

O mal tempo e o que a Nasa considerou um “assunto médico menor” também provocaram o adiamento do lançamento de um novo grupo de astronautas, o da missão Crew-3. A descolagem deverá acontecer nesta quarta-feira, 10. A SpaceX transporta astronautas para a ISS desde 2020.

Desafios

Antes de chegar à casa, os quatro astronautas enfrentaram um último desafio: precisaram usar fraldas durante a viagem, já que foi detectado um problema no sistema de manejo de dejectos da cápsula.

Eles ficaram sem acesso a um banheiro desde o fechamento das portas da cápsula, às 14h40, e tiveram que permanecer assim por cerca de 10 horas, até chegarem à Terra.

“Certamente não é o ideal, mas estamos preparados para lidar com isso”, disse a astronauta da Nasa, Megan McArthur. “Os voos espaciais estão repletos de desafios, este é apenas mais um com o qual nos deparamos e temos que lidar nessa missão”.

Com agências de notícias