Ministro participa na reunião das TIC em África

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem, participou esta quinta-feira, 4, num webinar sobre as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em África.

Trata-se de um evento dos ministros das TIC do continente, organizado pela UNESCO, em parceria com o Ministério das TIC da Namíbia, que discutiu, entre outros assuntos, a relevância da Informação como um “bem público”, chamando a atenção para o acompanhamento da Declaração de Windhoek +30.

O evento destacou a importância de uma Media livre, independente e pluralista, como chave para os actuais tempos.

Os ministros africanos destacaram também a importância do acesso à informação após os resultados da celebração do 28 de Setembro, Dia Internacional de Acesso Universal à Informação, e a importância do desenvolvimento da política de Inteligência Artificial, vinculada às necessidades de análise do continente africano.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2021 ( 3 de Maio) reconheceu o 30º aniversário da Declaração de Windhoek, documento criado e assinado por um grupo de jornalistas africanos, entre os quais angolanos – MISA Angola, num seminário organizado pela Unesco em 1991 em Windhoek, Namíbia.

Desde a data da sua adopção, 3 de Maio, tornou-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A UNESCO, reconhecendo as mudanças no mundo da mídia, reafirma os princípios da Declaração de Windhoek— reconhecendo que a informação é um bem público — e exige uma internet aberta para permitir o livre fluxo de informações.