Certificação sobre montagem, integração e testes de satélites de grande porte

É a primeira vez que a empresa aeroespacial e bélica europeia ministra uma certificação desta natureza para uma instituição africana da área espacial.

Mais de 25 especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) encontram-se em formação para certificação internacional em montagem, integração e testes de satélites de grande porte, incluindo testes eléctricos e em termo vacum, fruto da parceria existente com a Rússia e a Airbus, no âmbito do projecto ANGOSAT-2.

De destacar que é a primeira vez que a Airbus ministra uma certificação desta natureza para uma instituição africana da área espacial, com formadores especialistas da empresa aeroespacial e bélica europeia com vasto conhecimento e experiência na indústria espacial internacional.

Com duração de um mês, a formação, que teve início no dia 02 de Novembro, possui módulos constituídos a medida das necessidades e desafios do GGPEN no quadro das actividades espaciais em curso.

A formação é igualmente um complemento ao objectivo do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN-2022) de continuar a formar especialistas de excelência na área espacial.

ANGOSAT-2

O ANGOSAT-2 é o projecto referente a construção, lançamento e operação do segundo satélite angolano de telecomunicações que visa garantir a expansão dos serviços de comunicações em todo território nacional e regional, contribuindo assim para a inclusão social, bem como no maior desempenho das empresas e consequentemente no crescimento social e económico nacional.

Terá uma cobertura total de África e uma parte significativa do Sul da Europa, na Banda-C, e uma cobertura quase total da parte sul de África na Banda-Ku. A Banda-Ka servirá somente para a Gateway que estará em Luanda. O seu lançamento e operação estão previstos para 2022.

O ANGOSAT-2 surge em substituição do primeiro satélite de telecomunicações, ANGOSAT-1 (lançado com sucesso ao espaço, no dia 26 de Dezembro de 2017, às 20:00 de Angola, por meio de um veículo Zenit-3F/Fregat-SB, a partir do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão), apesar de estar em órbita, não apresentou os parâmetros para os quais foi construído. O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola e o consórcio russo responsável pela construção e lançamento do primeiro satélite angolano, acordaram a 23 de Abril de 2018, o início da construção do ANGOSAT-2, sem custos adicionais para a parte angolana.

ANGOSAT é a denominação de um projecto estruturante que integra não só a construção, lançamento e operação dos satélites angolanos, mas também a criação de capacidade nacional em recursos humanos e infraestruturas, no âmbito da Estratégia Espacial Nacional 2016 – 2025.

Dentro do projecto estruturante ANGOSAT, existem actualmente dois grandes subprojectos, o ANGOSAT-2 e o Sistema de Observação da Terra (SOT).