Delegação moçambicana é recebida numa visita de cortesia por Sua Excia. o Ministro do MINTTICS

Uma delegação do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique foi recebida esta terça-feira, 12 de Outubro, por Sua Excia. o Ministro do MINTTICS, Eng. Manuel Homem.

O objectivo da visita foi conhecer os projectos estruturantes do sector, em particular os projectos ligados ao Programa Espacial Nacional, a fim de servir de baliza para o desenvolvimento da Estratégia Espacial de Moçambique.

A delegação visitou igualmente o Centro de Controlo e Missão de Satélites na Funda onde conheceram as distintas áreas que compõem o MCC e receberam informações sobre o seu funcionamento e potencialidades.

A visita foi acompanhada pelo Director Nacional para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação do Ministério, Eng. Matias Borges, PCAs e Directores do Sector.

MCC

O edifício do MCC foi construído de raiz no âmbito do projecto ANGOSAT e do desenvolvimento do Segmento Terrestre do Sistema de Comunicação e Difusão via Satélite da República de Angola.

Possui capacidade para operar até três satélites e é 100% gerido por quadros angolanos, certificados internacionalmente que, actualmente, trabalham no monitoramento das compensações obtidas através do satélite russo AM7 e do satélite europeu Eutelsat 3B (E3B), sendo que, 144 MegaHertz na banda C e 144 MegaHertz na banda Ku.