Monitorização do espectro rádio eléctrico com recurso ao Centro de Controlo e Missão de Satélites

A natural evolução dos sistemas de radiocomunicações tem vindo a exigir uma constante adaptação das técnicas e dos equipamentos de medida usados na monitorização e controlo do espetro. O Sistema de Monitoramento do Espectro de Comunicação oferece aos operadores uma visão geral permanente de tráfego de satélite, além de permitir que os provedores de serviço verifiquem o seu tráfego.

O Centro de Controlo e Missão de Satélites (do Inglês Mission Control Center – MCC) é a infra-estrutura terrestre construída no âmbito do Programa Espacial Nacional com vista a monitorar e controlar o satélite ANGOSAT com capacidade de controlar até 3 satélites em simultâneo. Dentre as várias tarefas. o MCC tem como responsabilidades monitorar e controlar o espectro das portadoras alocadas aos transponders do Angosat.

O Sistema de Monitoramento do Espectro de Comunicação (Communication System Monitoring – CSM, na sigla em inglês) assegura a fiscalização e a identificação de potenciais fontes de interferência rádio eléctrica entre os canais ou serviços operados através de um satélite.

O hardware é tipicamente baseado no Telecom Carrier Analyzer, amplamente reconhecido por sua capacidade de fornecer informações confiáveis sobre formas de onda (modulação, BER, FEC, C/N, C/No, etc.) e de trabalhar muitas vezes mais rápido do que um analisador de espectro.

Além do modo operacional intuitivo, recursos avançados como verificação automática de tráfego, carregamento posterior de base de dados, previsão de alarme e ferramentas de apoio à decisão fazem deste produto a oferta funcional mais completa do mercado.

A aplicação eCSM permite ainda realizar todas as operações relativas, a definição de tráfego e monitoramento, calibração e supervisão, verificação e aceitação de antenas de clientes, gestão de clientes, armazenamento e a recuperação dos parâmetros de monitoramento.

O CSM verifica o tráfego em um modo de fundo automático com edições rápidas e precisas. Conhecido no domínio de transmissão via satélite, o CSM é 10 vezes mais rápido que um analisador de espectro.

O CSM está instalado no MCC, e tem permitido gerir e monitorar as capacidades no âmbito das compensações, nomeadamente, no satélite AM7 com 144 MHz na Banda C e no Satélite Eutelsat 3B com 144 MHz na Banda Ku.

No satélite Express AM7, o e CSM tem 4 transponders a serem monitorizados na banda C.

Num total de 89 portadoras na banda C e 23 na banda Ku, temos a realçar que através do sistema de monitoramento e CSM é possível verificar que não existem quaisquer interferências entre as portadoras adjacentes, caso para dizer que as portadoras actualmente monitoradas no MCC encontram-se em bom estado de funcionamento e fornecendo os devidos serviços.

Os números de portadoras a serem monitoradas agora, não é o total que um satélite pode ter. A título de exemplo o Angosat-2 só na banda C terá 6 transponders de 72 Mhz, que faz um total de 432Mhz que implicaria o monitoramento de mais de 300 portadoras em simultâneo nesta banda de frequência.

Brevemente, quando se instalar uma antena (estação terrena/VSAT) será necessário que o cliente faça aceitação da mesma com o operador de satélite. Atualmente esse processo é feito com operadores estrangeiros. Futuramente será feito internamente e o eCSM também será usado para o efeito.

Quando existir reclamações de interferências ou existir alguém operando emitindo portadoras sem autorização na faixa de frequência do Angosat-2 facilmente será detectada pelo eCSM.

O CSM reduz despesas e custos de operações. Não há necessidade de uma infra-estrutura de rede dedicada para se conectar com equipamentos remotos para missão comercial.

Autores:

Eng.ª Ermeliana Chipita Soares

Mestre em Ciências e Tecnologias na Especialidade de Redes de Comunicação

Especialista do Canal de Serviço do Centro de Controlo e Missão de Satélites

Eng.º Aldair Gonçalves

Mestre em Serviços e Aplicações Espaciais

Especialista do Canal de Serviço do Centro de Controlo e Missão de Satélites

 

Eng.º Joel Arsénio Duarte de Jesus

Licenciado em Matemática

Especialista do Canal de Serviço do Centro de Controlo e Missão de Satélites