Chega a 100 número de técnicos de VSAT formados no CFITEL
Terminou no último sábado, 25, a formação de mais uma turma do curso de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT no CFITEL, totalizando assim cem técnicos de VSAT formados pelo GGPEN, desde Abril de 2021 fruto da parceria com o Instituto de Telecomunicações (ITEL).
O último dia de formação foi marcado pela presença da Direcção Geral do GGPEN, representada pela Eng.ª Vânya Pereira, Directora Geral-Adjunta para a Área Técnica e Científica e pela Directora Geral-Adjunta para a Área Financeira e Serviços Gerais, Inês Neto.
Na ocasião, os formandos expressaram a sua satisfação pela experiência indelével proporcionada pelo GGPEN e a Direcção, por sua vez, dirigiu palavras de motivação e desejo profundo de sucessos nas suas carreiras com o conhecimento ora adquirido por estes.
Neste curso, que já é de interesse nacional, para além dos residentes em Luanda, foram também formados técnicos provenientes das províncias do Uíge, Cuanza Sul, Huambo, Benguela e Cabinda.
Técnicos de instituições públicas e privadas nacionais que actuam no sector das TIC, empresas com representação local e no estrangeiro, empreendedores, professores, estudantes e entusiastas das comunicações por satélite, fazem parte do leque de formandos atraídos pela qualidade teórico-prática do curso que lhes permitiu a aquisição de novos conhecimentos e capacitação técnica.
Este amplo interesse no referido curso é motivado também pela aproximação do lançamento do satélite angolano Angosat-2, em 2022, que vem em reforço das infra-estruturas terrestres para ampliar o acesso aos serviços de telecomunicações (televisão, rádio, internet, telefonia móvel e fixa), inclusão digital e melhoria no acesso aos serviços públicos nas zonas remotas como a educação a distância, telemedicina, serviços da administração pública, banca, etc.
Face ao cenário acima exposto, várias são as empresas nacionais e cooperativa de jovens engenheiros e técnicos que começam a pensar no investimento em tecnologias de comunicação via satélite.
As empresas tradicionais de telecomunicações estão se reposicionando para investir pesado no segmento espacial devido ao potencial de alavancagem do negócio das telecomunicações que o Angosat-2 trará devido as suas características técnicas (HTS, Satélite de Alta Performance nas bandas C, Ku e Ka) e pela possibilidade de compra de segmento espacial em moeda nacional (kwanza) e a preço mais acessível que no mercado internacional, o que vai impactar significativamente na redução dos custos de prestação de serviços e oferecer aos seus clientes tarifas mais atractivas, além da criação de mais empregos directos e indirectos.
As inscrições estão abertas para o período da manhã, durante a semana, e aos sábados, das 09h as 15 horas.
Vagas limitadas, faça já a sua pré-inscrição neste formulário online (aqui) https://forms.office.com/r/ZvZv9AuyED e depois confirme presencialmente a sua inscrição na secretaria do CFITEL sita no Bairro dos CTT KM 7 – Parque do Saber, Rangel Luanda – Angola, aberto das 08h as 15h.