Astronautas amadores regressaram à Terra em segurança

A espaçonave Dragon, da fabricante de foguetes SpaceX, retornou com sucesso à Terra na madrugada deste sábado, 18, após concluir uma missão de três dias no espaço.

Os tripulantes da “Inspiration4”, primeira missão espacial apenas com civis, sem astronautas, pousaram no Oceano Atlântico, próximo da Flórida (Estados Unidos da América), às 20h06, conforme previsto. A cápsula foi aberta por volta das 20h50.

A missão espacial foi igualmente a primeira a ser totalmente financiada com fundos privados.

A iniciativa coube ao bilionário norte-americano Jared Isaacman que pagou uma quantia não divulgada para provar que o turismo espacial é possível e não implica ser astronauta profissional.

Após o pouso, os astronautas amadores estão a passar por avaliações médicas, que são parte do protocolo. Os quatro saíram da nave espacial caminhando sozinhos e acenando para as câmaras da imprensa.

A missão

Para se preparar para a reentrada atmosférica e retornar à Terra, a cápsula chamada Dragon realizou na sexta-feira,17, duas “queimaduras” de foguetes com objectivo de diminuir a sua altitude, e alinhar a trajectória da espaçonave com o local de pouso.

No retorno à atmosfera terrestre, a cápsula atingiu a velocidade de 27.000 km/h, cerca de 20 vezes a velocidade do som. O pouso foi auxiliado por paraquedas.

A sonda espacial Dragon alcançou uma altitude de 585 km ultrapassando em 160 quilómetros a altitude da Estação Espacial Internacional.

Leia também: Primeiro voo espacial exclusivo com civis será lançado amanhã