GGPEN IMPULSIONA PESQUISA ESPACIAL APLICADA NA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO

Proposta de implementação de uma plataforma de construção de pequenos satélites será o primeiro tema de trabalho de fim de curso, ligado a pesquisa espacial aplicada, a ser desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (FEUAN). O trabalho será defendido por estudantes finalistas, nomeadamente Sara dos Santos Queirós e Lídia Miguel Nkula. 

Este trabalho vai permitir incentivar a experimentação e desenvolvimento de conhecimentos relacionados às ciências espaciais, bem como a capacitação de recursos humanos no país. 

“Os pequenos satélites são a forma mais clara e prática para se poder introduzir na academia o ensino da tecnologia espacial”, afirmou o tutor e professor deste trabalho, Dr. Rildo Francisco da FEUAN.

As estudantes acima mencionadas, fizeram parte do curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites promovido anualmente pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e realizado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional durante o Angotic (Angola ICT Forum), o qual objectiva a transferência de conhecimentos teóricos e práticos à academia nacional sobre Ciência e Tecnologia Espacial, assegurando, desse modo, o binómio universidade e indústria espacial nacional. 

Para além do tutor, o professor Rildo Francisco da FEUAN, as estudantes têm o acompanhamento directo no Projecto, de técnicos do GGPEN afectos ao Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada (DCEPA), no quadro das sinergias existentes entre o GGPEN e o Departamento de Electrónica e Electrotecnia da FEUAN. Ainda no âmbito desta parceria, o GGPEN disponibilizou o Cansat Angolano para suporte neste trabalho de conclusão do projecto final do curso.

Comentários