PALESTRA SOBRE INOVAÇÃO DO NOVO ESPAÇO REUNIU MAIS DE 130 PESSOAS EM LUANDA

Decorreu hoje, 07 de Fevereiro, no auditório do ISUTIC, a palestra “Inovação do novo espaço: os satélites miniaturizados democratizarão a forma que utilizamos o espaço”,ministrada pelo Dr. Yuya Nakamura, com o objectivo de partilhar conhecimentos sobre satélites miniaturizados (cansats e cubesats).

A palestra contou com a participação de mais de 130 estudantes, pesquisadores e professores oriundos de distintas instituições do país, bem como representantes de startups, oficiais da Força Aérea Nacional, membros da Embaixada do Japão em Angola, dentre outros. 

O evento começou com um discurso de abertura por parte da Directora Geral Adjunta para a Área Técnica e Científica do GGPEN, Vânia Pereira, em representação do Director Geral do GGPEN, Zolana João, que agradeceu aos presentes por disponibilizarem o seu tempo para aprender um pouco mais sobre a área espacial, mais propriamente sobre os satélites miniaturizados (cansats e cubesats), salientando que a realização deste evento contribui naquilo que foi estabelecido na Estratégia Espacial Nacional 2016 – 2025, objectivando a capacitação e promoção do sector espacial.

Na sua explanação, o palestrante partilhoua sua vasta experiência, destacando que mesmo com limitado orçamento e tempo, foi possível lançar, em 2003, na Rússia, o satélite miniaturizado e seu lançamento fez sucesso acima da expectativa. Cinco anos depois, estabeleceu a startup, Axelspace, a fim de contribuir com o desenvolvimento social através da promoção da utilização do Espaço. Desde então, desenvolveu diversos negócios com o uso de satélites miniaturizados.

Destacou ainda que os satélites miniaturizados passaram a ser vistos como importante infra-estrutura social, abrindo nova forma da utilização do Espaço em todo o mundo.

O Dr. Yuya Nakamura é presidente do Conselho de Administração da empresa AxelSpace Corporation, uma startup de satélites miniaturizados sedeada em Tóquio. Em 2007, graduou-se como PhD em engenharia aeroespacial pela Universidade de Tóquio, onde esteve envolvido em três projectos de satélites miniaturizados tornando-se o primeiro projecto do mundo liderado por estudantes.

Com a sua vasta experiência, foi co-fundador da empresa, em 2008, após a sua participação na Universidade como pesquisador de projectos. Desde a criação da empresa, liderou com sucesso cinco projectos de satélites miniaturizados, incluindo a “WNISAT-1” – o primeiro satélite miniaturizado comercial do mundo e “RAPIS-1”; o primeiro satélite da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) desenvolvido por uma startup. Em 2015, inaugurou uma nova iniciativa denominada AxelGlobe, na qual a constelação de dúzias de satélites miniaturizados em órbita monitorarão diariamente o mundo. 

O evento foi promovido pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e realizado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional com o apoio da Embaixada do Japão em Angola.

A palestra decorreu num ambiente de bastante aprendizagem e interacção tendo-se obtido feedback positivo por parte dos participantes:

“Foi excelente a oportunidade que tivemos de estar aqui com alguém de uma empresa como a AxelSpace, que dificilmente teríamos acesso tão próximo, e podermos fazer perguntas directas. O que ele apresentou, claramente responde uma série de necessidades que a nossa startup tem vindo a querer desenvolver para pequenos agricultores e a agricultura, em geral, pois ainda temos muita dependência da avaliação local, ou com drones, na melhor das hipóteses, visto que os satélites nos proporcionam, uma vez que encontram-se em uma distância maior e com uma aplicação mais cara e complexa”, disse o participante Márcio Castro, da startup Kepya e acrescentou:

“Encontramos agora um meio termo que veio culmatar esta lacuna que havia no mercado e penso que a democratização do Espaço é boa. Portanto, acho que há várias oportunidades, tanto no âmbito da agricultura como da protecção das fronteiras, que podemos colaborar. Foi um worshop excelente e de muita utilidade e penso que vamos ter novidades acerca disto”, finalizou agradecido.

Comentários