
Especialistas do GGPEN admitidos para formação na Escola Internacional de Doutoramento SPACERAISE
Os especialistas do GGPEN, engenheiros Silva Malaca e Amílcar Feliciano, foram oficialmente admitidos na SPACERAISE – Escola Internacional de Doutoramento para o Sector Espacial, sediada em L’Aquila, na Itália, para formações, a decorrerem de 12 a 30 de Maio de 2025.
Como parte do programa, os engenheiros receberão uma bolsa destinada a auxiliar com as despesas relacionadas à participação nos cursos intensivos que compõem o cronograma da escola. Os cursos previstos incluem:
- Robótica para Aplicações Espaciais
- Gémeo Digital para Fabricação Espacial e Satélites
- Inteligência Artificial para o Sector Aeroespacial
A SPACERAISE integra o Projecto ECS Rome Technopole, financiado pelo Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza (PNRR), uma iniciativa estratégica do governo italiano para fortalecer a inovação científica e tecnológica.
O SPACERAISE adopta uma abordagem multidisciplinar, integrando pesquisas fundamentais do departamento de Ciência da Computação do Gran Sasso Science Institute (GSSI), insights de prestigiosos professores internacionais, aplicações industriais reais de importantes indústrias aeroespaciais e palestrantes de agências espaciais (incluindo NASA e ESA).
Oferece uma oportunidade única para jovens talentos se aprofundarem nos desafios e inovações da engenharia de software espacial. Este programa de treinamento avançado não só proporciona uma grande experiência educacional, como também incentiva o intercâmbio científico entre alunos, pesquisadores e docentes, com contribuições de renomados especialistas.
Essa participação representa um exemplo do envolvimento cada vez mais activo do GGPEN em iniciativas internacionais de excelência, que contribuem para o avanço do sector espacial angolano e destacam a importância da colaboração científica entre as nações.