
“Aprendi como a tecnologia espacial auxilia no aumento da produtividade agrícola”
Natural de Malanje e residente no Huambo, o Engenheiro Electrónico e de Telecomunicações, formado pela Universidade José Eduardo dos Santos, Aldair Estêvão Manuel, definiu o curso “Understanding Space” como “uma experiência de aprendizagem transformadora”.
“Este curso não só ampliou a minha visão sobre o sector espacial, como também despertou um interesse ainda mais profundo pela integração entre ciência espacial e as minhas áreas de actuação – como as comunicações móveis e, especialmente, a agricultura”, disse.
Experiência esta que já tem colocado em prática na sua área de actuação:
“Me auxiliou a buscar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade agrícola no meu trabalho. A formação me motivou a estudar de forma mais detalhada como tecnologias espaciais, como sensoriamento remoto e satélites de monitoramento, podem ser aplicadas na agricultura de precisão, impulsionando resultados concretos para o sector”, explicou.
Recordar que, utilizando imagens de satélite, drones e inteligência artificial, o GGPEN desenvolveu um serviço destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas, a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal usando o índice de vegetação obtidos, a partir de dados de satélites e drones. Saiba mais aqui.
Compreensão do espaço
Oferecido online pela empresa TSTI (Teaching Science and Technology Inc.) e financiado pelo GGPEN para 40 angolanos, o curso “Understanding Space” disponibilizou aos estudantes conteúdos técnicos e estratégicos fundamentais para a compreensão do sector espacial, baseados na obra de referência “Understanding Space: An Introduction to Astronautics”, do Dr. Jerry Sellers.
Entretanto, para o jovem engenheiro, de 27 anos, conciliar as exigências do curso com outras responsabilidades foi um dos seus principais desafios.
“Exigiu bastante disciplina e foco. Por vezes, enfrentei limitações técnicas e de conectividade que desafiaram o meu ritmo de aprendizagem, mas a vontade de adquirir conhecimento de alto nível e contribuir com o futuro do sector espacial angolano me manteve firme até ao fim”, revelou.
Concluída a formação, disse pretender agora “partilhar o conhecimento adquirido com colegas e demais redes de colaboração, promovendo mais interesse e formação no domínio espacial em Angola”.
“Essa formação foi, sem dúvida, um marco na minha trajectória pessoal e profissional. Sou profundamente grato ao GGPEN por ter proporcionado essa oportunidade e à TSTI pela excelência dos conteúdos e metodologia. Essa experiência não só reafirmou meu interesse pela ciência espacial, como também abriu portas para contribuir com iniciativas relevantes que visam o desenvolvimento de Angola e do continente africano no domínio do espaço”, disse.
Trajectória
Com grande compromisso com a inovação tecnológica e científica, Aldair José é membro e co-fundador da Comunidade Ciência e Diversos (C&D), uma organização sem fins lucrativos que reúne jovens académicos e profissionais de várias províncias e áreas do saber, unidos pelo objectivo de partilhar conhecimentos por meio de lives, palestras e workshops.
A sua trajectória profissional inclui ainda formações em redes de telefonia móvel, automação, electrónica e comunicações por micro-ondas.
Foi ainda beneficiário do programa Seedz Talent da Huawei, onde teve acesso a treinamentos nas áreas de HCIA LTE, 5G Bears, HCIA DATACOM e entre outros. Além disso, possui certificações CCNA da Cisco, o que reforça a sua base em redes e comunicações digitais.