
África e UE fortalecem colaboração com novo Programa de Parceria Espacial de 100 milhões de euros
A União Europeia e a Agência Espacial Africana (AfSA) apresentaram oficialmente o Programa de Parceria Espacial África-UE, em Bruxelas, Bélgica.
O programa, segundo a AfSA, marca uma nova era de colaboração em tecnologia espacial, inovação e desenvolvimento sustentável.
A parceria de 100 milhões de euros visa fortalecer a resiliência africana às mudanças climáticas, aprimorar a navegação por satélite e promover uma economia espacial próspera.
O programa será lançado oficialmente na Conferência NewSpace Africa, em Abril de 2025, no Egipto.
O programa se concentrará em três áreas estratégicas:
Transição verde – Desenvolvimento de serviços espaciais para aprimorar sistemas de alerta precoce contra eventos climáticos extremos e desastres naturais, fortalecendo a resposta e a preparação para crises em um continente altamente vulnerável às mudanças climáticas.
Colaboração institucional – Reforço da cooperação entre a UE e os países africanos para melhorar a tomada de decisões e os marcos regulatórios no sector espacial.
Desenvolvimento da indústria espacial africana – Fortalecimento das capacidades, incentivo à inovação e criação de uma economia dinâmica baseada em dados espaciais para impulsionar o crescimento sustentável.
O Programa de Parceria Espacial África-UE é um pilar essencial da Estratégia Global Gateway da UE, que busca mobilizar investimentos em sectores estratégicos para promover o desenvolvimento sustentável e parcerias equitativas. Ao investir no sector espacial africano, o programa contribui para a resiliência, a digitalização e a acção climática por meio de tecnologia e inovação de ponta.