IAC 2024: Angola ganha destaque no Congresso Internacional de Astronáutica

Angola esteve representada no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC 2024), que decorreu este mês, em Milão, na Itália, por uma delegação composta pelo Director Geral e especialistas do GGPEN que, para além de apresentarem os avanços nacionais no sector espacial, também marcaram presença em discussões de alto nível mundial.

Durante o IAC 2024, Angola participou pela primeira vez de uma reunião dos Acordos Artemis, ao qual o país aderiu em Novembro de 2023. Liderada pelo Administrador Bill Nelson, da NASA, ao ter a oportunidade, o Director Geral do GGPEN, Dr. Zolana João, enfatizou a necessidade de se desenvolver estratégias para envolver países emergentes na exploração espacial, para além de equipar e educar nações africanas e emergentes com ferramentas que lhes permitam entender que a sustentabilidade no espaço é vital e está vinculada à sustentabilidade na Terra.

A programação do evento contou ainda com a Cúpula de Líderes Globais da IAF, onde o Director Geral do GGPEN juntou-se a 62 chefes de agências espaciais para discutir como as capacidades do espaço podem apoiar o desenvolvimento sustentável na Terra.

Na sua intervenção, o Dr. Zolana João destacou que, independentemente dos recursos, a nossa prioridade deve ser salvar vidas e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável essenciais, como acabar com a pobreza e a fome.

Inovação na detecção de minas artesanais

Compondo a delegação do GGPEN no IAC 2024, o Gestor de Projectos, pertencente ao Departamento de Apoio ao Director Geral, Eng. Osvaldo Porto, fez a apresentação de um artigo científico inovador sobre a detecção de minas artesanais, utilizando imagens de satélites de altíssima resolução.

Esse trabalho de ponta envolveu um processo minucioso, desde a aquisição das imagens via satélite, passando pela segmentação e extração de características, até a classificação final, tudo isso potencializado por algoritmos avançados de Inteligência Artificial. A apresentação não só captou a atenção, como também foi calorosamente aplaudida pelos participantes, destacando-se como um dos grandes momentos do congresso.

Vale ressaltar que este estudo serviu como pedra angular para o desenvolvimento da plataforma Tech-Minas, actualmente em pleno uso pelo sector de mineração em Angola, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a exploração segura e eficiente de recursos minerais.

Produtos e Serviços do PEN

Fez parte também da delegação angolana, o chefe do Departamento de Mercados e Serviços do GGPEN, Eng. Gilson Santos, que apresentou os vários produtos e serviços do Programa Espacial Nacional.

O GGPEN participou do IAC 2024 com a exposição dos produtos como o ANGOSAT-2 e as aplicações espaciais que utilizam recursos de satélites ópticos, radar, drones e inteligência artificial para disponibilizar no mercado nacional e internacional as melhores e mais modernas soluções tecnológicas aliadas ao conhecimento científico e a experiência específica de nossos parceiros.

As soluções são voltadas para estimar a produtividade agrícola, monitoramento de desflorestação, monitorização de obras de construção, à monitorização e detecção de derrames de petróleo e detecção de navios.

Seca no Sul 

Angola teve outro grande destaque no IAC 2024 com a apresentação do Sistema de Apoio à Decisão sobre a seca em Angola, que tem como objectivo melhorar a preparação do país contra eventos de seca através da utilização de dados de satélite.

O projecto, que teve início em 2019, decorre em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e conta com suporte financeiro da Agência Espacial Americana (NASA).

Os avanços do Sistema de combate à seca no Sul foram apresentados pela equipa do MIT, liderada pela Dra. Danielle Wood.

IAC

O IAC é o único lugar e época do ano em que todos os actores espaciais globais se reúnem. O evento atrai mais de seis mil participantes a cada ano. Abrangendo todos os sectores e tópicos espaciais, oferece a todos as informações e desenvolvimentos espaciais mais recentes na academia e na indústria, oportunidades de networking, contactos e potenciais parcerias.

A cada ano, o IAC muda de país, tema, organizador e local, permitindo que todos aprendam mais e façam parte do cenário espacial mundial.

De ressaltar, que o IAC 2024 bateu o recorde de participação com a presença de dez mil delegados.