GGPEN PARTICIPA NO WEBINAR SOBRE PROMOÇÃO DA MULHER EM ANGOLA
Convidado pela Comissão Organizadora do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher e pelo Secretariado Permanente da CNU-Angola, o GGPEN participará no webinar “Promoção da Mulher em Angola: Conquistas e Desafios”, a decorrer no dia 18 de Novembro do corrente ano, das 08h30 às 12h25, visando evidenciar o contributo das mulheres nas diferentes áreas da ciência.
O webinar é também uma oportunidade para a partilha de experiências, a fim de contribuir para a igualdade de género, a redução das desigualdades e a inserção das mulheres no processo de tomada de decisão, de acordo com a sua competência.
O webinar visa ainda celebrar os 25 anos da Declaração de Beijing, em 2020, que se comemora sob o lema “O Ano da Igualdade para as Mulheres” e o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
Considerando o contexto de distanciamento físico imposto pela covid-19, o certame será em formato virtual, cujo discurso de abertura do mesmo será feito pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernandes Inglês de Almeida Alves. Por seu turno, o seu encerramento ficará a cargo da ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.
Serão apresentados e debatidos temas por parte de sete mulheres da nossa sociedade ligadas às distintas áreas da ciência. Dentre as prelectoras deste encontro, destaca-se a participação de Vangíliya Pereira, Directora Geral Adjunta para a Área Técnica e Científica do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, que se debruçará sobre o tema “O Papel da Mulher na Geopolítica Mundial no Domínio da Pesquisa Espacial e Desenvolvimento Tecnológico”.
Serão igualmente debatidos outros temas, como “ Os 25 anos da Declaração de Beijing e os Progressos Alcançados nos últimos 5 anos, no domínio da Promoção da Mulher nas Ciências”, por parte de Marilena Gâmboa, assistente da Secretária para os Assuntos Sociais da Casa Civil do Presidente da República; “Mulher, Competitividade e Ciência” por parte de Eva Santos, da Liderança Feminina em Angola; “A Trilogia Água – Ciência, Extensão Universitária e Experiências no âmbito do Trabalho de Fim de Curso “Desenho de Perímetros de Protecção das Captações de Águas Subterrâneas de Ondjiva e Arredores”, por parte de Denilse Machado, estudante de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, dentre outros.
Com este encontro pretende-se alcançar os seguintes resultados:
? Consciencialização da importância da inserção das mulheres na sociedade e contributo em prol da ciência nos 45 anos de independência;
? Reforço de acções que ajudem na promoção da igualdade do género e na redução das desigualdades;
? Apresentação de conquistas e desafios das mulheres e meninas nas áreas de actuação;
? Maior conhecimento e entendimento sobre a Declaração de Beijing.
Serão disponibilizados links para o acompanhamento das apresentações dos temas e dos debates na página oficial da CNU-Angola no Facebook.
O webinar é promovido pelo Secretariado Permanente da Comissão Nacional para a UNESCO e Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.