GGPEN apoia curso de agricultura de precisão na Huíla

Decorre no Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH), entre os dias 09 e 13 de Setembro de 2024, o Curso Prático de Agricultura de Precisão com recurso a imagens de satélite, sensores e conhecimentos agronómicos para a ajuda na tomada de decisão na gestão agro-pecuária e melhoria da produtividade.

O acto de abertura do curso contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Mandume Ya Ndemofayo Dr. Sebastião António, do Director Geral do ISPH Rodrigues Major, do Director Geral da Empresa Jardins Da Yoba João Saraiva, ilustres representantes de órgãos provinciais, investigadores, professores e estudantes.

Este curso, de 50 horas, com o apoio institucional do GGPEN, é uma iniciativa conjunta da Universidade de Évora, Instituto Politécnico da Huíla e Jardins da Yoba, com o objectivo de capacitar profissionais e estudantes angolanos em técnicas avançadas de agricultura de precisão.

A formação destina-se a engenheiros agrónomos, gestores agrícolas, técnicos, estudantes universitários e outros profissionais da área, visando o desenvolvimento de competências que possam ser aplicadas no campo, promovendo a eficiência e a sustentabilidade da agricultura em Angola.

A referida formação enquadra-se no âmbito do programa Copernicus de formação de formadores em África e no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre a Universidade de Évora e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo.

Em representação do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, está presente na formação o Dr. Gilberto Gomes, da Comissão de Marketing e Vendas do GGPEN, para a partilha de conhecimento da ferramenta de apoio a agricultura, TECH-AGRO, desenvolvida pelo GGPEN e o uso dos recursos do Programa Copernicus para o fortalecimento da aplicação de tecnologias espaciais na agricultura em Angola, em parceria com a Agência Espacial Portuguesa PT Space.

No curso serão abordadas questões teóricas relacionadas a visão geral da agricultura de precisão, sua importância, sensores e sua aplicabilidade no contexto angolano, tecnologias e ferramentas.

Relativamente a parte prática, o curso contempla práticas avançadas em agricultura de precisão incluindo o uso de drones para o monitoramento e detecção de anomalias, bem como o uso de satélites e sensores para decisões agronómicas precisas.

As sessões serão ministradas por especialistas portugueses reconhecidos, como José Rafael Marques da Silva Professor Catedrático da Universidade de Évora e João Silva Rico, que trarão suas experiências para o contexto angolano.

Neste período serão apresentados Estudos de Caso e Visitas Técnicas nas Fazenda Jardins da Yoba nos municípios da Chibia e Humpata que já implementam algumas práticas de Agricultura de Precisão na região para a produção de sementes melhoradas de milho, batata rena e feijão, no sentido de fomentar e diversificar a produção agrícola, visando alcançar resultados satisfatórios durante as safras e potenciar a agricultura familiar.

No terreno serão analisados e discutidos estudos de caso reais, adaptações necessárias, estratégias para a implementação sustentável de tecnologias de precisão, práticas de agricultura sustentável e seu impacto no meio ambiente.

No final da formação, acontecerá uma cerimónia de entregas de certificados e o Lançamento do Projecto de Agricultura de Precisão em Angola, que contará com a presença da Vice-Governadora da Huíla Maria João Francisco Chipalavela.