Embaixador para Educação Espacial discute “Sustentabilidade das Indústrias Espaciais” em França
O Embaixador para Educação Espacial do GGPEN, Braulio de Carvalho, participou este sábado, 18, no SG[France], em Lyon, evento organizado pelo Conselho Consultivo de Geração Espacial, em Apoio ao Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais (SGAC, sigla em inglês), voltado para jovens dedicados a moldar o futuro da indústria espacial.
O Embaixador Bráulio, que integrou o grupo “Sustentabilidade das Indústrias Espaciais”, mostrou-se satisfeito e disse que “foi um evento bastante produtivo”.
“É uma experiência que ficará marcada na minha vida, enquanto embaixador e entusiasta da indústria espacial”, ressaltou.
O evento, que este ano teve como lema “Terra Sustentável, Espaço Sustentável, Futuro Sustentável”, é uma oportunidade única para partilha de ideias e discussão sobre como a sustentabilidade pode ser integrada no sector espacial. Oferece ainda oportunidades de networking, onde profissionais com ideias semelhantes se reúnem para estabelecer conexões e colaborações valiosas.
Após as discussões, o Grupo “Sustentabilidade das Indústrias Espaciais” deixou como recomendações a melhoria da eficiência e utilização de energia ou energias renováveis, a criação de um comité técnico da indústria sobre padronização de equipamentos terrestres de satélite com foco na interoperabilidade e reutilização, o estudo aprofundado dos efeitos das emissões gases na atmosfera, dentre outros.
A SGAC é uma organização não-governamental que tem como objectivo representar estudantes e jovens profissionais às Nações Unidas (ONU), à indústria das agências espaciais e ao mundo académico. Tem observado permanentemente o estatuto no Comité da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS).