Plataforma do GGPEN que utiliza Inteligência Artificial usada para monitoramento do perímetro da ZEE
O Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo passará a utilizar, a partir desta quinta-feira, 28, a Plataforma Tech-Gest ZEE, desenvolvida pelos especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).
A plataforma, que tem como objectivo monitorar o perímetro da ZEE, teve os trabalhos iniciados há um mês, período que foi dedicado à afinação dos testes e das negociações. Com a plataforma, a ZEE terá acesso a imagens de satélite, relatórios e dados estatísticos sobre o perímetro.
O Tech-Gest é um serviço que faz recurso a imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para o monitoramento de infra-estruturas, gestão de activos, detecção de mudanças, mapeamento do uso e ocupação dos solos.
É uma aplicação desenvolvida totalmente por quadros angolanos formados nas melhores universidades nacionais e internacionais.
Customizada de acordo com a necessidade do cliente, o TECH-Gest integra o Top 100 dos melhores projectos do mundo em Inteligência Artificial, focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).