Educação Espacial: Embaixadores apresentam picosatélites em Viana
Os Embaixadores para Educação Espacial do GGPEN apresentaram, este fim-de semana, uma exposição de picosatélites com quatro CanSats e um CubeSat, na feira de projectos organizada pelo Grupo FJUN – Projecto Universitário, em Viana, Luanda.
Na actividade, que teve como tema “A Tecnologia Espacial”, os embaixadores falaram sobre o desenho, construção e montagem de cansats, os seus subsistemas e as suas finalidades, para mais de 300 estudantes dos ensinos Médio e Superior. Foram também abordadas as valências e benefícios de um satélite.
“A interacção com os jovens foi positiva e no final pediram que realizássemos um workshop sobre comunicação via satélite e a finalidade dos picosatélites”, referiram, acrescentando que “os jovens fizeram várias questões, que foram esclarecidas de forma pedagógica e com exemplos concretos”.
O CanSat é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa e, geralmente, abaixo de 300gr. O desafio para os estudantes é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite, como energia, sensores e um sistema de comunicação, neste volume mínimo.
Oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projectos espaciais reais. Com ele é possível vivenciar muitos aspectos de uma missão espacial real, como seleccionar a missão, projectar o CanSat, integrar os componentes, programar o computador de bordo, testar, preparar o lançamento e analisar os dados de telemetria.
Já um CubeSat é um satélite miniaturizado, com o tamanho de uma caixa de sapatos, usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. O termo é um acrónimo de “cube” (cubo) e “satellite” (satélite).