País acolhe edição 2024 da New Space in Africa

Luanda é a cidade eleita para acolher a terceira edição da Conferência “New Space in Africa, edição 2024”, prevista para acontecer de 2 a 5 de Abril próximo, numa iniciativa da União Africana (UA) e da “Space in Africa”, informou esta segunda-feira, 05, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

O anúncio da realização do evento foi feito à imprensa no final de um encontro com o responsável da União Africana para Área Espacial, Ouattara Tidiane, e da Space in Africa, Temidayo Oniosun, que se encontram em Angola para verificarem as condições que estão a ser criadas para a realização do evento em Luanda.

Segundo Mário Oliveira, o encontro abordou ainda a Cimeira com a União Africana na perspectiva de que esta indústria contribua para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e do Programa da UA.

Para Mário Oliveira, com isso, poderá contribuir para o progresso do país, permitirá a juventude angolana dar um contributo maior à economia através do uso da tecnologia espacial, de modo que a ciência em África se desenvolva, beneficiando toda a população.

O ministro garantiu também que em Luanda, os responsáveis da UA e da Space in Africa, vão partilhar experiências com especialistas nas áreas da indústria espacial e satélite, para mostrarem ao mundo o programa espacial angolano e o que tem feito neste sentido.

Por sua vez, o chefe do Departamento da Divisão de Ciência, Tecnologia e Espaço da União Africana, Ouattara Tidiane, afirmou que o evento constitui uma oportunidade para Angola apresentar as suas potencialidades em termos de quadros e profissionais do ramo espacial e os seus jovens com domínio da tecnologia.

O responsável mostrou-se satisfeito com o nível de preparação de Angola para a realização da Conferência, tendo destacado o apoio incondicional do Presidente da República de Angola, João Lourenço.

Já o director da Space in Africa, Temidayo Oniosun, explicou que o evento sobre a indústria espacial tem estado a gerar cerca de 20 milhões de dólares em cada edição. “O objectivo do evento, além de outros, é estudar como podem ser usados os recursos da Indústria Espacial, para reduzir a pobreza em África, e espera-se por cerca de 500 delegados de diferentes países do continente, entre os quais Estados Unidos da América, China, Japão, assim como da Comissão da União Europeia.

A edição 2024 do “New Space in Africa” vai decorrer sob o lema “O papel do espaço na diminuição da pobreza em África”.

Fonte: MINTTICS