Participante do curso de Comunicação via Satélite fala sobre impacto da formação para sua trajectória profissional

“Com o lançamento do satélite ANGOSAT-2, haverá uma grande demanda por profissionais qualificados nessa área”.

Participante do curso teórico-prático de Comunicação Via Satélite, na vertente de Procedimentos, Técnicas de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT, o estudante António Ricardo Roque, natural do Cuando Cubango, falou sobre o impacto que a formação teve para a sua trajectória profissional.

“Tive conhecimento do curso através da página oficial do GGPEN no Facebook. Fiquei muito interessado, vi uma oportunidade de me preparar melhor para o futuro, pois acredito que com o lançamento do satélite ANGOSAT-2, haverá uma grande demanda por profissionais qualificados nessa área. Além disso, tenho o sonho de ser empreendedor digital, e vi nesse curso uma forma de me capacitar para isso”, falou.

António Roque destacou que outra motivação foi o facto da sua província, Cuando Cubango, ter sido uma das primeiras a beneficiar dos serviços do ANGOSAT-2, “o que me deixou muito feliz e orgulhoso”, ressaltou.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistema pela Associação Internacional de Educação Continuada (AIEC), Roque, que pretende cursar Engenharia Informática este ano, para se “tornar um profissional mais completo”, recorda que teve muitas dificuldades, devido a distância, mas havia determinado que “não iria perder esta oportunidade por nada: organizei a viagem para Luanda com o único objectivo de fazer o Curso de Comunicação Via Satélite”.

E, segundo o jovem, o esforço foi recompensado: “durante o curso, tive o privilégio de conhecer pessoas de diferentes lugares e trocar experiências com elas. A experiência da formação foi incrível! Aprendi muitas coisas novas e comecei a ter uma visão diferente sobre o funcionamento dos satélites, em especial do ANGOSAT-2. Sei que muitos ainda fazem resistência em acreditar na sua existência, mas posso afirmar, com certeza absoluta, que é real e está em pleno funcionamento”, atesta.

Realizado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no âmbito das actividades do ANGOTIC 2023, o curso tem por objectivo transferir conhecimento, técnicas e procedimentos utilizados nas comunicações via satélite, harmonizando os conteúdos teóricos e práticos. A finalidade é levar os formandos a um entendimento sólido dos fenómenos por trás deste tipo de comunicação para que possam reproduzi-los nas suas instituições de origem.

“Com o término do curso, sinto-me motivado e confiante para colocar em prática tudo o que aprendi e a experiência que adquiri. Continuarei conectado com o GGPEN, pois divulgam muita informação nas suas redes sociais oficiais e no seu website”, disse.

O curso Comunicação Via Satélite, na vertente de Procedimentos e Técnicas de Instalação e Manutenção de Antenas VSAT é uma resposta à demanda no país de quadros neste sector, intensificada pelo início da comercialização das capacidades do ANGOSAT-2, onde empresas nacionais do sector das telecomunicações, buscam pelas capacidades do satélite angolano para modernizar e expandir as suas redes de prestação de serviços e, naturalmente, é perceptível que há no mercado uma demanda crescente para profissionais bem treinados e qualificados em comunicação via satélite, tendo em conta que isto impacta directamente nas operações, nas finanças e na reputação das empresas.

“Gostaria de colaborar com o Gabinete, seja como Embaixador para Educação Espacial ou de outra forma, ajudando a divulgar e a ensinar as pessoas sobre a mais recente realidade que Angola vive. O ANGOSAT-2 é um grande passo para o desenvolvimento do país e posso contribuir com o meu trabalho e conhecimento”, disponibilizou-se.

1 Comments

Comments are closed.