Presidente da República destaca crescimento do sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação do país
O Presidente da República, João Lourenço, referiu esta segunda-feira, 12, que o sector das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação do país encontra-se em franco crescimento, a julgar pelos últimos projectos concluídos e outros em preparação técnica, destacando a construção e colocação em órbita do ANGOSAT-2, no âmbito do Programa Espacial Nacional.
Ao discursar na abertura da 3ª edição do ANGOTIC 2023 – Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola, o Presidente da República reforçou partilhar da visão da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que realça a necessidade de expansão da internet para que “esteja ao alcance de um maior número possível de cidadãos do mundo, se possível de todos”.
O presidente João Lourenço congratulou-se com o facto da UIT e da UNESCO colocarem Angola entre os países que estão próximos de atingir metas estabelecidas globalmente rumo à inclusão digital, devido aos investimentos em infra-estruturas.
No seu discurso, enalteceu também as ligações terrestre e submarina de fibra óptica para Cabinda, os trabalhos para a construção do satélite angolano voltado para observação da Terra, ANGEO-1, os projectos de expansão da rede nacional de banda larga em fibra óptica e de televisão digital terrestre.
Por sua vez, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reforçou, no seu discurso, a importância da extensão dos serviços tecnológicos em todo território nacional, conectando o país ao mundo.
Com a duração de três dias, o ANGOTIC 2023 visa promover o debate em torno de temas actuais, globais e futuros das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a partilha de conhecimentos e facilitar o networking para entidades governamentais, expositores, especialistas, apresentar as inovações, bem como as tendências do sector.
O evento também terá várias palestras ligadas à área espacial. Veja a agenda aqui.
Com ANGOP