ENSA visita Laboratório de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais do GGPEN

Uma delegação da ENSA Seguros de Angola visitou o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), esta quarta-feira, 17.

Durante a visita, foram apresentadas as aplicações espaciais desenvolvidas no Laboratório, nomeadamente Tech-Ecologia, voltada para o monitoramento de derrames de petróleo, Tech-Gest, que permite monitorar infra-estruturas e obras de construção, e o Tech-Agro, solução voltada ao monitoramento de produtividade agrícola.

Foram também apresentados alguns resultados alcançados pelo Laboratório, tais como o prémio recebido pela solução Tech-Gest, que integra o Top 100 dos melhores projectos do mundo em Inteligência Artificial, focados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e o Tech-Agro, que foi utilizado por uma estudante na sua dissertação de mestrado na Universidade Internacional do Espaço, em França.

Participaram da visita, o PCE da ENSA, Dr. Mota Lemos, Henda Silva (Administrador), Bettencourt Manuel (Director Comercial), e Osvaldo Júlio (Director Re-seguro e Co-seguro). A visita foi acompanhada pelo Director Geral do GGPEN, Dr. Zolana João, e pelo responsável pelo Laboratório, Eng. Luciano Lupédia.  

A ENSA foi fundada a 18 de Fevereiro de 1978, iniciou a sua actividade a 15 de Abril do mesmo ano, com a denominação de Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola sob forma jurídica de U.E.E, hoje, transformada em sociedade anónima. Desde então, a ENSA vem acompanhando o desenvolvimento económico e social de Angola, expandindo a sua rede para 29 agências distribuídas por todo território angolano.