MINTTICS participa na Conferência NewSpace Africa 2023

Em representação do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes, participa na Conferência Newspace Africa 2023, de 25 a 28 de Abril, no hotel Sofitel Abidjan Ivoire, Abidjan, Costa do Marfim.

O Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes, que participou no Painel Ministerial, falou sobre a Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, que inclui a construção do satélite de Observação da Terra, ANGEO-1.

O Secretário de Estado disse ainda que Angola tem trabalhado de perto com outros países africanos de forma a contribuir para o sector espacial em África, onde alguns exemplos são o trabalho com os países da Região da SADC, onde Angola lidera o Comité de Especialistas de Satélite da SADC, no âmbito do Programa de Partilha de Satélites, bem como os diversos encontros que temos mantido com diferentes países africanos partilhando a experiência adquirida no Programa Espacial Nacional.

Ainda na apresentação, o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação realçou que o mais recente foi o encontro mantido com os embaixadores dos Países Africanos residentes em Angola, onde apresentou-se as vantagens e as oportunidades para os países africanos no uso das capacidades do satélite angolano de comunicações, o ANGOSAT-2. Por outro lado, o secretário de Estado expressou ainda a grande vontade de Angola em estreitar, cada vez mais, a cooperação intra-africana no âmbito espacial, tendo terminado a sua intervenção com a frase, se “quer ir rápido vai sozinho, se quer ir longe vai em grupo”.

No painel em que Angola participou, estiveram presentes também Andiswa Mlisa, antigo Director Executivo em Exercício da Agência Espacial Nacional da África do Sul, Prof. Adama Diawara, Ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica da Costa do Marfim, Professor Mohammed Belhocine, Comissário para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ESTI) da União Africana.

Acompanha o Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Borges Alé Fernandes, o Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Dr. Zolana João, que participa dos painéis: “O Papel dos Satélites na Construção de uma África Conectada” e “Optimizar os Blocos Regionais para Inovação e o Desenvolvimento na Indústria Espacial Africana”.