Aplicação espacial desenvolvida pelo GGPEN é tema de mestrado da Universidade Espacial Internacional

As aplicações espaciais desenvolvidas pelos especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) estão a chamar a atenção da comunidade internacional. Recentemente, a International Space University (Universidade Espacial Internacional, da sigla em Inglês), elogiou os projectos desenvolvidos pelos técnicos do GGPEN e, destacou, inclusive, que despertou interesse em uma das alunas da instituição, que acaba de ter aprovado como projecto de mestrado o tema “A Utilização de Imagens de Satélite para prever a Produtividade do Cultivo em Angola”.

“Desejo reconhecer e apreciar a vossa contribuição para o Espaço Internacional com tópicos de investigação de ponta para os estudantes de mestrado trabalharem como seus projectos individuais”, elogia, o professor assistente de Engenharia de Sistemas Espaciais da ISU, Ph.D Tejumola Taiwo Raphael, na carta endereçada ao director geral do GGPEN, Dr. Zolana João, que foi convidado como co-orientador da tese de mestrado.

Uma das aplicações espaciais desenvolvidas por especialistas do GGPEN actua exactamente na área de pesquisa da mestranda da ISU. O TECH-Agro é um serviço destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas, a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal usando o índice de vegetação obtidos a partir de dados de satélites e drones.

“A aluna está muito motivada e possui perspicácia de investigação para alcançar os objectivos delineados do projecto”, diz a carta, reforçando que o projecto foi aprovado por uma comissão da International Space University.

“Estamos desejosos de trabalhar convosco neste projecto, com a esperança de que os resultados não sejam úteis apenas para melhorar a produtividade das culturas em Angola, mas também contribuir para a base de dados global de conhecimento sobre a aplicação de tecnologia de satélite para melhorar a vida na Terra”, reforça o Ph.D Tejumola Taiwo Raphael.

ISU

O Mestrado em Estudos Espaciais (MSS) da International Space University é um programa de pós-graduação interdisciplinar de um ou dois anos. Abrange todos os aspectos do domínio do espaço global e é projectado para estudantes de diversas origens educacionais, culturais e profissionais.

Desde 1995, o programa MSS oferece uma base de conhecimento de ponta para uma carreira de sucesso no sector espacial, com cursos de Mestrado em Estudos da Ciência Espacial, Mestrado em Administração da Ciência Espacial, e Mestrado Executivo em Administração de Negócios.

O campus central da ISU está localizado em Estrasburgo, Alsácia, no nordeste da França. Ao todo, 13 ex-alunos da instituição são astronautas ligados a agências espaciais como Agência Espacial Norte-Americana (NASA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Agência Espacial Europeia (ESA), dentre outras.