GGPEN homenageia dois grandes pilares da Instituição

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) homenageou, no dia 19 de Outubro, dois grandes pilares da Instituição.

Eng.ª Vangiliya Yotana Filipe Pereira, Directora Geral Adjunta para a Área Técnica e Científica do GGPEN, em uma década de trabalho executado com brio e dedicação no qual a formação e capacitação dos quadros do Programa Espacial Nacional foi a sua grande divisa, destacou-se na instituição como a “Mulher que recebeu a todos” e formou a primeira família espacial angolana, ainda como consultora no antigo MTTI.

Fez uma brilhante carreira que inspira muitas outras mulheres e meninas nas TIC em Angola e ao redor do mundo. Na sua trajectória no GGPEN desempenhou a função de responsável do departamento de recursos humanos e formação e foi a primeira mulher em Angola a receber a certificação de Directora de Voo para o Turno para operar no Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda.

Actualmente, é um grande orgulho para todos nós vê-la nas vestes de Directora Geral Adjunta e o braço forte da instituição que responde para a Área Técnica e Científica, que mereceu o reconhecimento nacional de “Mulher de Mérito”, pelo MASFAMU em 2021. No mesmo ano, foi indicada como uma das 100 Engenheiras mais Influentes de África, pela Federação das Organizações Africanas de Engenharia (FAEO), em reconhecimento às contribuições para a engenharia no nosso continente.

Maria de Fátima dos Santos Rocha, Secretária do Director Geral, durante este percurso profissional foi a pessoa que iniciou todos os procedimentos administrativos para que o GGPEN pudesse começar a funcionar e que regem até hoje os processos administrativos a todos os níveis. Tem desempenhado ao longo de quase uma década com rigor e sigilo um importantíssimo papel facilitador para a Direcção, na gestão do expediente, despachos, decisões, agenda, arquivo e comunicação, apenas para citar alguns. Consegue controlar o ambiente de trabalho, entregar os melhores resultados e deixar tudo organizado.

Pelo seu carácter, dinamismo e organização, conquistou o respeito e admiração de todos os funcionários. Podemos dizer sem medo de errar que até aqui, seu papel foi crucial e influenciou directa e indirectamente no sucesso da instituição.

A Direcção e todo o colectivo de funcionários do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional rendem esta singela homenagem à estas duas grandes mulheres diferenciadas em Angola, augurando um contínuo desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional e que Deus seja sempre o baluarte de suas vidas.