Embaixadora do GGPEN para Educação Espacial licencia-se em Engenharia Electrónica e Telecomunicações

Sara dos Santos Queirós, 30 anos, licenciou-se hoje em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto. A cerimónia de Outorga de Diplomas está a ser realizada no Centro de Conferência de Belas, e contou com a presença do Dr. Gilberto Gomes, Coordenador Nacional de Educação Espacial. A sua dissertação, “Proposta de Implementação de uma Plataforma de Construção de Pequenos Satélites – CANSAT”, obteve 17 valores.

Falou sobre os pequenos satélites, o que é novidade no país. Foi a primeira vez que a academia nacional teve contacto com um tema relacionado à área espacial. É um grande contributo para o ensino da tecnologia espacial em Angola. O tema foi escolhido exactamente por ser novo na academia e teve como objectivo servir de protótipo, levar a informação e disseminar conhecimento no meio desta.

Ingressou a faculdade aos 21 anos, em 2013, terminou o plano curricular aos 26 anos, em 2018. Defendeu a monografia aos 29 anos, Dezembro de 2021 e hoje, aos 30 anos, finalmente está a encerrar este ciclo que consumiu nove anos da sua juventude. Terminou o Plano curricular em seis anos, isto porque em 2015 repetiu o segundo ano por conta da perda de um familiar muito próximo em época de exames. Devido a burocracia institucional, a paralisação das defesas de fim de curso durante a pandemia da Covid-19 fez com que somente hoje fosse possível a realização deste sonho.

O seu primeiro contacto com o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) foi em Junho de 2019 aquando da realização do curso gratuito de Construção e Lançamento de Pequenos Satélites. O lançamento foi feito na base da Força Aérea Nacional.

Fez um segundo curso gratuito de Comunicação Via Satélite Fundamentos de Radiofrequência, Instalação e Manutenção de VSAT, durante a Semana Mundial do Espaço 2022, de 04 a 07 de Outubro.

A Sara também é uma internauta assídua das redes sociais do GGPEN, está sempre a comentar, partilhar as nossas publicações e isto a levou a beneficiar do seu segundo curso gratuito. A sua dedicação e desempenho nos nossos cursos a levaram a ser, actualmente, Embaixadora do GGPEN para Educação Espacial.

A recém-formada pretende trabalhar na área espacial, ser operadora de satélite e crescer profissionalmente. ansiosa para colocar “as mãos na massa” e contribuir para o desenvolvimento de novos projectos.

Fez um apelo a outras mulheres que pretendem fazer o mesmo curso, para que não fujam às cadeiras técnicas “porque não é impossível”,  até porque ela é exemplo vivo, apesar de ter tido altos e baixos. Manter o foco, “porque não existe curso para homens, somos todas capazes”.

“Tenho catorze irmãos (nove de pai e mãe e cinco de pai) sou a última, ou seja, a caçula e também a única licenciada. Minha formação é um milagre de Deus. Devo agradecimento a muita gente e dentre elas o GGPEN”, ressaltou.