Técnicos da SISTEC começam hoje o curso de Comunicação via Satélite

Arrancou hoje mais uma edição do curso de Comunicação via Satélite: Fundamentos de Radiofrequência, Procedimentos de Instalação e Manutenção de VSAT, virado ao segmento empresarial, exclusivo para técnicos da empresa SISTEC – uma parceria entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para expansão das acções formativas sobre a Ciência, a Tecnologia e a Indústria Espacial.

O curso será ministrado para técnicos da empresa SISTEC e será repartido em 2 fases. Sendo que a fase 1 acolherá 9 técnicos e ocorrerá de 26 a 30 de Setembro do ano em curso e a fase 2, contará com a presença de mais 10 técnicos, entre os dias 10 a 14 de Outubro de 2022.

A formação tem por objectivo a melhor qualificação e capacitação de engenheiros e técnicos do NOC (Network Operation Center), bem como instaladores, técnicos de campo e comerciais, responsáveis pela gestão da rede e activação de terminais VSAT.

O conteúdo programático cinge-se desde os Princípios Fundamentais das Comunicações Via Satélite, Topologias de Redes VSAT, Tipos de Acesso, Bandas de Frequência e outros, a componente prática que abarca temas como Monitoramento e Análise de Portadoras, Medições de Potências, a Instalação e Manutenção de Antenas VSAT incluindo o Acordo de Cumprimento de Serviços (SLA) dentre outros temas.

O curso de Comunicação via Satélite: Fundamentos de Radiofrequência, Procedimentos de Instalação e Manutenção de VSAT conta com o apoio institucional do Ministério da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito do Programa Nacional de Educação Espacial.