Avanço do Programa Espacial Nacional atrai interesse internacional

As aplicações espaciais desenvolvidas pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) têm atraído o interesse de vários países da região da SADC, europeus e Estados Unidos da América. A exemplo disso, no dia 04 de Agosto, o GGPEN recebeu a visita de uma delegação da Embaixada dos EUA em Luanda, chefiada pelo seu Comercial Officer, Thomas Strauss.

A reunião realizada na sede do GGPEN, no Talatona, teve como ponto alto a apresentação das aplicações espaciais, TECH-Gest, TECH-Agro e TECH-Ecologia, serviços já comercializados pelo GGPEN, que utilizam imagens de satélites actualizadas e de alta resolução para o mapeamento do uso e ocupação do solo, monitorização do desenvolvimento da vegetação e monitoramento e alerta sobre o derrame de petróleo no offshore nacional.

Um dos pilares do Programa Espacial Nacional (PEN), a formação de quadros do GGPEN nas maiores universidades internacionais, como a George Washington, nos EUA, a ISAE-SUPAERO, em Toulose, França, e as principais universidades da Rússia, também foi elogiada pela delegação, como factor essencial para que Angola possa tornar-se competitiva na área espacial.

De ressaltar que Angola assumiu uma posição de liderança com a instalação, na sede do GGPEN, do Gabinete de Gestão de Projectos (PMO) – uma estrutura de gestão que padronizará os processos relacionados ao Programa de Partilha de Satélite da SADC e facilitará a partilha de recursos, metodologias e ferramentas, para além de ser pioneiro na região a instalar uma antena que permite o teste de satélites com frequências da banda Ka.

Com estas iniciativas na área espacial, dentre outras, o país vem conquistando o seu espaço na Indústria Espacial Africana, que vale, actualmente, 7,37 mil milhões de dólares.