Especialistas do GGPEN iniciam estágio em empresas da área espacial em Toulouse

Na sequência da capacitação contínua dos quadros do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), os especialistas que estão a frequentar os cursos de mestrados nas grandes instituições de engenharia em França, nomeadamente Instituto Superior de Aeronáutica e Espaço (ISAE SUPAERO) e Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC), encontram-se a realizar os seus programas de estágios, como descreve o requisito académico, para um período de 4 ou 6 meses.

Os devidos estágios estão a ser feitos nas instituições Bricks – Aerospace Valley e INRAE (National Research Institute for Agriculture).

De realçar que a Aerospace é um cluster de empresas de engenharia aeroespacial e centros de investigação, que tem um importante papel em dinamizar o ecossistema nacional e internacional.

O estágio tem como objectivo aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da primeira parte da formação e, ao mesmo tempo, ganhar experiência profissional junto dos principais actores da Indústria Espacial Francesa e do mundo.

Ressaltamos ainda que nos últimos 5 anos foram formados na área de Engenharia e Tecnologia Espacial 67 especialistas. Sendo 51 especialistas do género masculino e 16 especialistas do género feminino, dentre eles 5 doutores; 13 mestres; 41 licenciados; 3 bacharéis e 5 técnico médios, cumprindo assim, um dos cinco pilares do Programa Espacial Nacional, que visa formar quadros para tornar a indústria espacial angolana competitiva.