Angola preside reunião de direcção do projecto de partilha de satélite da SADC

Angola, através do GGPEN, tem estado a liderar os trabalhos desenvolvidos pelas equipas técnicas da estrutura governamental da SADC para a implementação do Projecto de Partilha de Satélite Regional.

No dia 25 de Julho, Angola participou e presidiu a reunião do Comité de Direcção, no qual abordou-se os seguintes pontos de agenda:

  • Recapitulação sobre recomendações relevantes saídas aquando do workshop sobre Comunicações via Satélite da SADC, realizado em Janeiro de 2022;
  • Nomeação de mais membros do Comité de Direcção e Grupos de Trabalhos Técnico (TWGs);
  • Relatório de progresso dos trabalhos realizados da equipa de peritos em satélites da SADC (TWG), bem como o road map das actividades;
  • Documento de posicionamento sobre as opções e requisitos para Angola tornar-se a Administração Notificadora da UIT para a Rede Regional de Satélites da SADC;
  • Actualização sobre o estado do lançamento do Satélite Angosat-2.

Os membros do Comité de Direcção, apreciaram os trabalhos produzidos pelas equipas técnicas, em especial o PMO ANGOLA, pelo suporte técnico que tem prestado às equipas.

De ressaltar que não é uma tarefa fácil obter uma posição orbital para um projecto desta dimensão. As análises têm sido feitas no sentido de se obter uma boa posição orbital para o projecto.

Reconhecendo a necessidade de se continuar a capacitar as equipas, os membros do Comité de Direcção reforçaram sobre a necessidade de capacitação dos quadros, no sentido de se obter as ferramentas técnicas necessárias no âmbito de exploração das melhores posições orbitais para a posterior serem submetidas nas bases de dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O documento sobre o artigo de posição para aceitação de Angola agir em nome dos Estados Membros da SADC, no âmbito do projecto de Partilha de Satélite Regional da SADC, foi adoptado pelos membros do Comité de Direcção, que elogiaram também Angola na apresentação sobre a actualização do lançamento do Satélite Angosat-2, no âmbito do Programa Espacial Nacional.

O GGPEN tem sido um braço forte no âmbito do projecto para implementação do Satélite Partilhado da SADC, fruto de parcerias estratégicas com outras entidades na capacitação dos quadros em matérias de coordenação de frequências e design de satélite.