CANSAT Angolano destacado na Semana Académica da Utanga

O Cansat Angolano foi destaque, esta quinta-feira,  12 de Maio, na 3ª Edição da Semana Académica da UTANGA (Universidade Técnica de Angola), que decorre de 9 a 13 de Maio, no anfiteatro do Campus do Capolo II – Joaquim Pessoa, onde estão sendo realizadas diversas actividades como palestras, workshops, mesa redonda, debates, jornadas científicas, Feira do Livro, exposições de maquetes, pósteres, Tribunal e Casamento Simulado e a 1ª Edição das Olimpíadas do Saber.

Coube a Eng.ª Bruna Martin, licenciada em Engenharia de Telecomunicações, desde 2021, pela mesma Universidade, e formanda dos cursos de Desenho de Missões Espaciais, Construção e Lançamento de Cansat, desde 2018, a responsabilidade de apresentar o tema “Implementação do Cansat na pesquisa universitária”.

A jovem engenheira capacitada pelo GGPEN, fez inicialmente um enquadramento sobre as actividades de Educação Espacial que o GGPEN realiza, desde 2015, em particular o primeiro encontro nacional de universidades, em 2018, para a capacitação em desenho, construção, testes, lançamento e recolha de dados de Cansat, realizado no ISUTIC, e que culminou com o lançamento do Cansat em colaboração com a academia nacional e Força Áerea Nacional, no Cabo Ledo, em Luanda.

Partilhou ainda que, pessoalmente, este último, representa um marco na sua caminhada espacial, pois o desafio serviu de inspiração para o seu tema de Trabalho de Conclusão de Curso “Implantação do CanSat para a medir a variação da pressão atmosférica e estudar a concentração do Monóxido de Carbono (CO)”. Confessou ter gostado bastante das experiências durante todo o processo de aprendizado com os especialistas do GGPEN e aconselhou os estudantes presentes a buscarem por mais conhecimento da área espacial, através dos cursos ministrados por estes especialistas.

De seguida, definiu e detalhou as partes constituintes do Cansat Angolano e a sua importância no contexto académico como meio de proporcionar a experiência prática de trabalhar em um projecto espacial de pequena escala, de uma maneira interdisciplinar, promovendo a colaboração e o trabalho em equipa e que contempla também a consolidação dos conteúdos das disciplinas curriculares de Tecnologia, Física e Programação.

O Cansat é uma simulação de um satélite real, contido no volume de uma lata de refrigerante de 330 ml. A principal missão do CanSat é medir remotamente a temperatura e a pressão e transmitir os dados para a estação terrestre (computador). Além de um computador de bordo (microcontrolador Arduino UNO/NANO), módulo de comunicação rádio, sensores e fonte de alimentação, o CanSat precisa de um para-quedas para pousar em segurança após o lançamento de alta altitude a partir de um foguete, balão ou avião.

Vale realçar que os Cansat oferecem uma oportunidade única para os alunos e estudantes terem uma primeira experiência prática de projetos espaciais reais. Eles são responsáveis por todos os aspectos: escolha da sua missão, projecção do Cansat, integração dos componentes, programação do computador de bordo, testes, preparação do lançamento e análise dos dados.

Dentre os seus principais benefícios, podemos destacar o baixo custo de implementação, o curto tempo de preparação e a simplicidade de design comparados com outros projectos espaciais operacionais de maior dimensão. Estes aspectos fazem do CanSat uma excelente oportunidade do Estudante praticar sem nenhum constrangimento em ambiente académico todas as etapas de uma missão espacial real e propor uma solução que poderá posteriormente ser escalada para a resolução dos problemas ligados ao desenvolvimento sustentável.