GOVERNO MODERNIZA SERVIÇOS DE METEOROLOGIA

O executivo angolano, sensível às questões do tempo e clima, está a desenvolver um programa de modernização do INAMET para apoiar o desenvolvimento económico e social do país.

A afirmação é do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, nesta quarta-feira, 28/08, na abertura do vigésimo terceiro fórum regional de previsão climática sazonal para a África Austral, que decorre em Luanda até ao dia 30 de Agosto.

O ministro entende que este fórum serve como uma oportunidade para “estabelecermos  uma base integrada de informações meteorológicas para toda a região e o mundo”.

O evento acontece numa altura em que o país vive um momento de seca e torna-se necessário  realizar estudos que permitam compreender os fenómenos e os decisores possam tomar medidas certas no membro certo, frisou José Carvalho da Rocha.

A informação do clima e do tempo a ser produzida pelos especialistas da região precisa de chegar às mulheres das zonas rurais para que elas possam desenvolver a sua actividade agrícola, defendeu o representante da União Africana, Jolly Wasambo.

O Fórum regional de previsão climática sazonal para a África austral, que se realiza pela primeira vez em Angola, decorre sob o signo do entendimento do sistema terrestre para construir resiliência contra eventos climáticos extremos recorrentes na região da SADC e visa a apresentação, discussão e divulgação da previsão da época chuvosa 2019/2020.

Fonte: GCII MTTI

Comentários