Sistema de Observação da Terra: monitoramento de infraestruturas usando imagens de satélites

A análise de enormes quantidades de infraestrutura requer dados confiáveis e actualizados, as imagens de satélite são as principais ferramentas das empresas e governos para capturar esses dados. Elas podem ser usadas no sector público, arquitectura e engenharia, construção, energia, entre outros, uma vez que oferecem informações recorrentes em escala global (“Imagens de satélite”, 2021).

A tecnologia de satélite tem um papel importante no monitoramento e respostas aos problemas nas infraestruturas, permitindo rapidamente observar mudanças nas mesmas. Máquinas de grande porte, por exemplo, em locais errados podem ser identificados antes que ocorra um dano grave (Morgan, 2020). Infraestruturas críticas como caminho-de-ferro, dutos e redes eléctricas são suscetíveis a ameaças. Tecnologias de satélites além de melhorarem a comunicação, ajudam a diagnosticar problemas nas infraestruturas importante, de uma forma rápida e precisa.

Sector Público

As imagens de satélite podem ajudar a compreender a actividade humana em cidade ou em áreas menos povoadas, auxiliando os governos e as autoridades locais na gestão de terras e infraestruturas. Além disso, as imagens fornecem um nível de detalhe sem precedentes das principais cidades, redes de transporte, parques nacionais e infraestrutura de energia. Um governo eficiente requer bons dados, seja a nível nacional ou local. Acumular apenas dados sobre população, geografia urbana e rural, e a vasta gama de actividades humanas não é suficiente. Dados de satélite podem ser usados para mapear projectos essenciais de serviço público. Governos em outros países usam imagens para entender a composição de suas áreas para avaliação de impostos (ex. IPU), obras públicas (PIIM) e aplicações de segurança pública (“Vantagens das imagens”, 2021).

O (PIMM) um programa estratégico do Governo, previu investimento na recuperação e implantação de novas obras para infraestruturas. As imagens de satélites representam uma mais-valia na gestão, monitoramento e fiscalização dessas obras, em outros países segundo relatado por Holler (2011) em projectos similares como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Brasil, imagens de satélites foram utilizadas, para desenvolver uma interface que possibilita a interpretação de imagens (webmapping), definir um processo de classificação de imagens simplificado para as obras e consequente monitoramento de obras e infraestrutura passíveis de observação do espaço. Esse sistema de monitoramento via imagens de satélite visa garantir um fornecimento regular de interpretações e de relatórios sucintos sobre as obras. O sistema foi instalado na Presidência da República, no Gabinete Civil, no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no Tribunal de Contas da União (TCU), e no Ministério do Planeamento. Sendo assim, seria uma mais-valia o estado implementar projectos similares em Angola, para o acompanhamento das obras do PIMM.

Arquitectura, engenharia e construção

Os sectores de engenharia contam com imagens para projectos de infraestrutura de grande escala, como construção de dutos e ferrovias, por exemplo, para identificar características como estruturas de solo relacionadas, planeamento de rotas, análise de vegetação e monitoramento em tempo real de suas áreas de actuação (“Vantagens das imagens”, 2021).

Condutadas de petróleo e gás, são geralmente enterradas a apenas 152 cm da superfície. Sendo assim, podem ser vulneráveis a acidentes de construção. Uma vez que satélites providenciam uma cobertura extensa em alta resolução, os mesmos alertam as empresas sobre grandes mudanças nas condutas ex.: explosões, danos em segmentos ou movimentos no solo, de modo que especialista em terra sejam enviados para a resolução dos problemas segundo relatado por Morgan (2020).

Uma deformação grande no caminho-de-ferro, pode causar consequências catastróficas. Satélite SAR pode monitorizar mudanças precisas no caminho-de-ferro com alta precisão e em grandes distâncias, se um acidente mover uma secção ou um dano voluntário, satélites radar são capazes de captar rapidamente, Morgan (2020).

Energia

Diversas organizações colectam dados do sector eléctrico a partir do uso de dados espaciais e imagens de satélite. Observar as luzes noturnas para ver onde as pessoas têm acesso à eletricidade e identificar as principais características das usinas e linhas de transmissão, para resolver questões de distribuição de eletricidade são exemplos da aplicação dos satélites no monitoramento de infraestruturas eléctricas (“Imagens de satélite”, 2021).

As imagens de satélites são também utilizadas amplamente na indústria solar para monitoramento de grandes parques solares do tamanho de cidades e detecção automática de painéis solares em casas e edifícios (ibid).

Para a produção e gestão de energia solar, as imagens de satélite podem ajudar as cidades na exploração de telhados não utilizados ou vagas de estacionamento para produzir energia verde, fornecendo acesso a dados sobre área disponível para captação de radiação solar em nível de cidade (“Vantagens das imagens”, 2021).

Adicionalmente, as imagens de satélite podem ser usadas para mapear, monitorar e rastear atividades nas instalações de produção, e medir o estoque real. A título de exemplo o petróleo bruto é normalmente armazenado em grandes recipientes cilíndricos com tetos que flutuam sobre o óleo. As imagens de satélites podem ser usadas na determinação da altura dos tetos, permitindo cálculo de volume. Esses dados são vitais na especulação do mercado de energia (“Imagens de satélite”, 2021).

Em caso de acidente, satélites são utilizados para rastear o progresso do reparo e calcular os níveis de estoque bem como monitorar a actividade de instalação de reserva de óleo e gás para garantir o abastecimento ininterrupto (“Imagens de satélite”, 2021).

As empresas de electricidade devem monitorar as condições das linhas eléctricas que elas cobrem, para evitar riscos de apagões. O sensoriamento remoto baseado em satélite tem sido usado com sucesso nessas questões. Tecnologia de satélites quando combinado com Inteligência Artificial, podem incorporar um nível alto de automação, ajudando no tempo de resposta.

Construção

Segundo Botelho (2018) devido o avanço da tecnologia de satélites, como a melhoria na resolução das imagens, que por sua vez aumenta a capacidade de identificação dos elementos em uma determinada imagem, os satélites tem sido uma ferramenta vital para a auditoria e fiscalização de obras, hoje, as imagens de satélites propiciam dados precisos para a auditoria em diversas áreas: rodovias, ferrovias, portos, rios, canais, barragens etc, ajudando no planeamento e execução de acções de controlo. Adicionalmente, os fiscais/inspetores gastam muitos recursos em visitas nos locais das obras sendo que as imagens de satélite permitem realizar essa fiscalização de forma remota ou mesmo automática, por exemplo um estudo demonstrou que é possível a classificação automática das diferentes camadas de construção de estrada via imagens de satélites. Outros estudos demonstram que é possível a extração de via.

Uma das vantagens das imagens de satélite é a frequências que as fotografias são tiradas, assim sendo, é possível comparar as obras em vários instantes, e até mesmo implementar algoritmos automáticos de detecção de mudanças, proporcionando uma melhor auditoria.

Além de ser uma ferramenta de apoio a tomada de decisão para os auditores e gestores, as imagens de satélites também são utilizadas pelos empreiteiros, fornecendo informações como: declividade do terreno, distância e área, tipo de solo entre outros.

Avanços em imagens de satélite e inteligência artificial permitem que os gerentes de activos monitorem trechos inteiros de obras, bem como as mudanças na atividade e nas estruturas próximas aos ativos, rastrear perigos potenciais com equipamentos entre outros (Imagens de satélite: vantagens dessa tecnologia para o sector público, 2021).

Conclusão

Em suma as imagens de satélite representam uma mudança de paradigma na maneira que concebemos, desenvolvemos e mantemos as infraestruturas tanto públicas quanto privadas. Para as empresas públicas, o monitoramento das infraestruturas por imagens de satélite é mais prático e ainda pode aumentar a receita. A Administração Geral Tributária (AGT), por exemplo, pode utilizar imagens geoespaciais para identificar alterações na metragem e benfeitorias dos imóveis. Essa possibilidade permite ajustar a base de dados de arrecadação do IPU (“Vantagens das imagens”, 2021). Para o Instituto Geográfico Cadastral bem com o Ministério da Administração do Território as imagens de satélites podem ser usadas como base cartográfica auxiliando na concepção de terras, bem como no controlo de direitos fundiários.

Nos recentes anos, o acesso as mesmas têm sido cada vez mais simplificadas devido aos investimentos dos governos nessa tecnologia. Em Angola em particular o investimento é demostrado com a aplicação do PEN (Programa Espacial Nacional), sendo assim hoje, as empresas de construção, podem facilmente aderir as tecnologias de satélite para auxílio na implementação dos seus projectos. Tirando proveito das suas potencialidades e benefícios.

Autor: Eng.º Atanilson Cachinjumba

Especialista em Aplicações Espaciais/Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Manchester, Reino Unido.


Bibliografia

Botelho, L., 2018. UTILIZAÇÃO DE IMAGENS DE SATÉLITES EM AUDITORIA DE OBRAS RODOVIÁRIAS. PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade de Brasília.

Blog Codex Remote. 2021. Imagens de satélite: vantagens dessa tecnologia para o setor público. [online] Available at: <https://www.codexremote.com.br/blogcodex/imagens-de-satelite-para-setor-publico/> [Accessed 26 January 2022].

Blog Codex Remote. 2021. IVantagens das imagens de satélite ao sector publico. [online] Available at: <https://www.codexremote.com.br/blogcodex/imagens-de-satelite-para-setor-publico/> [Accessed 26 January 2022].

Holler, W., 2011. Sistema de Monitoramento de Obras via Satelite. Graduação. Universidade Federal do Paraná.

Morgan, C., 2020. Satellite’s role in monitoring critical infrastructure – X2nSat. [online] X2nSat. Available at: <https://x2n.com/blog/satellites-role-in-monitoring-critical-infrastructure/> [Accessed 26 January 2022].