Duas espaçonaves vão colher novas imagens de Vênus em Agosto

Duas espaçonaves, Solar Orbiter e BepiColombo, voarão por Vênus em Agosto, em missões de cooperação de três agências espaciais, ESA (Agência Espacial Europeia), NASA (Agência Espacial Norte-Americana) e JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial).

As duas espaçonaves voarão por Vênus com apenas 33 horas de intervalo, com a Solar Orbiter chegando primeiro em 9 de Agosto, seguida por BepiColombo em 10 de Agosto. “As missões criam uma oportunidade única de estudar o ambiente do planeta em vários lugares ao mesmo tempo”, divulgou a agência europeia.

Solar Orbiter, uma parceria entre a ESA e a NASA, vai voar pela ´´trela da manhã´´ com uma aproximação mais próxima de 7.995 km. O gerador de imagens do orbitador pode ser capaz de capturar o lado noturno de Vênus nos próximos dias.

A BepiColombo, uma parceria entre a ESA e a JAXA, vai voar por Vénus a uma altitude de apenas 550 km. Três câmaras de monitoramento da espaçonave vão tirar fotos do planeta no momento da aproximação e também nos dias seguintes. As primeiras imagens devem estar disponíveis no dia 10 de Agosto.

Ambos os orbitadores terão outro sobrevoo este ano e estão planeados para adquirir dados sobre o ambiente magnético e de plasma de Vênus. Enquanto isso, a nave espacial Akatsuki da JAXA também está em órbita ao redor do planeta, criando uma constelação de pontos de dados. As medições recolhidas durante os voos irão fornecer dados valiosos para o futuro orbitador de Vénus da ESA, EnVision, com lançamento previsto para 2030.