Estação de apoio para futuras explorações espaciais operacional em 2036

A China e a Rússia apresentaram o projecto de construção da Estação de Pesquisa Lunar Internacional (ILRS), durante a Global Space Exploration Conference (GLEX), que decorreu nesta quarta-feira, 16, em São Petersburgo, na Rússia.

De acordo com o anúncio, a fase de reconhecimento para a construção da estação começa ainda em 2021. A IRLS será formada por uma estação espacial na órbita lunar e uma base na superfície do astro. Haverá também investimentos em rovers e robôs que actuarão nas etapas iniciais do projecto.

Na ocasião, a Roscosmos e a China National Space Administration (CNSA) informaram ainda que estão em negociações com agências espaciais parceiras, entre elas, a Agência Espacial Europeia (ESA) e órgãos da Tailândia, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

Conforme o planeamento mostrado na GLEX, a fase de reconhecimento deve começar ainda neste ano. Em 2025, as agências espaciais participantes vão escolher o local para a base lunar e a construção deve ocorrer entre 2026 e 2035. Caso consigam cumprir essa agenda, a ILRS deve entrar em operação a partir de 2036.

A instalação vai abrigar laboratórios para estudos de topografia, geomorfologia, química e geologia lunar. A estrutura permitirá também observações do espaço e da Terra a partir da superfície da Lua.

É esperado que a estação e a base sirvam de apoio para futuras explorações espaciais.