Inteligência Artificial: jovem do Uíge utiliza Machine Learning para desenvolvimento de soluções tecnológicas

O estudante finalista do curso de Engenharia Informática da Universidade Kimpa Vita, no Uíge, Ntumba Makiese Mavakala, tem se destacado, por dentre outras frentes, dedicar-se à utilização de Machine Learning para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O Aprendizado de Máquina (em inglês, Machine Learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da Inteligência Artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Ntumba Mavakala possui uma vasta gama de habilidades em desenvolvimento de software, SGBD, análise de dados e aprendizado de máquina, onde tem baseado as suas formações e actuais projectos.

Actualmente, tem desenvolvido alguns modelos em análise de dados. Um deles é baseado no modelo não supervisionado treinado para analisar os dados colectados sobre os hábitos alimentares e condições socioeconómicas das famílias no Uíge.

“Estou agora a trabalhar em um agente inteligente que detecta fakenews”, informou.

Para além disso, o seu trabalho de licenciatura está centrado em monitoramento de caixotes de lixo, o seu nível de resíduos e usar Machine Learning para análise dos dados recolhidos sobre os diversos caixotes em vários pontos, a fim de ajudar na tomada de decisão sobre as rotas de recolha.

“Machine Learning pode ser usada para análise de dados educacionais, análise de imagens espaciais e muito mais. Outros trabalhos ainda estão em desenvolvimento, como, por exemplo, o modelo detector de fake news e a aplicação de gestão de caixotes de lixo”, explicou.

Trajectória

Desenvolvedor analítico, Ntumba Makiese Mavakala começou a sua jornada no mundo da tecnologia aos 12 anos, quando deu início à sua formação em tecnologia, ingressando no 1º ciclo em Operador de Informática, seguido pelo curso Médio em Informática de Gestão, que concluiu em 2020. Fluente em Português, possui proficiência em Inglês (B2), além de conhecimentos em Francês (B2) e Alemão (A1).

Durante o ensino médio, Ntumba começou a desenvolver pequenos softwares de gestão de vendas e websites, especialmente lojas virtuais. Sua paixão pelo desenvolvimento de software cresceu ao longo do tempo, levando-o a se matricular no Curso de Engenharia Informática, e se aprofundou ainda mais, criando projectos complexos, como sistemas integrados para a gestão de empresas do sector financeiro e websites. Em 2021, foi seleccionado para representar a sua instituição, a Universidade Kimpa Vita (Uíge), para o Campeonato Nacional de Programação Competitiva da AOCPC.

Apoio do GGPEN

No 2º ano da sua licenciatura, foi agraciado com uma formação sobre Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites pelo GGPEN, de Maio a Junho de 2023. Posteriormente, fez uma formação sobre computação em nuvem no parque da Huawei, no mesmo ano, no mês de Junho.

Após a formação, realizou duas palestras sobre “Espaço e Empreendedorismo”, onde tratou sobre as oportunidades no mercado espacial, principalmente sobre aplicações espaciais.

Ainda no ano passado, realizou no Uíge o seu primeiro workshop alusivo à Semana Mundial do Espaço onde falaram sobre “Espaço e Empreendedorismo” com diferentes pontos, dentre eles, as oportunidades na área espacial, como, observação da terra, tecnologia de satélite e comunicação, educação e treinamento, onde falaram sobre o Cansat, a sua constituição, finalidade e lançamento. A palestra foi realizada na universidade Kimpa Vita, tendo a duração de dois dias.

“Para o ano que vem, queremos palestrar nas escolas técnicas do ensino médio e outros institutos superiores”, disse e agradeceu:

“Agradeço por todas as formações que recebi, desde a primeira formação até a que foi realizada no Parque da Huawei, oferecida pelo GGPEN. Foi um grande privilégio”, finalizou.